O que é Marketing Orgânico, e como impulsionar seu site?

marketing orgânico

O marketing orgânico reúne uma série de estratégias que ficaram conhecidas por trazerem resultados genuínos, mas sem que para isso a marca precise investir muito dinheiro.

Não é de hoje que o setor de marketing é conhecido como uma das áreas que mais gastam dinheiro, isso porque é necessário investir para alcançar o público certo, mostrar os benefícios de um produto e aumentar as vendas.

As estratégias orgânicas ganharam muito destaque por conta disso e muitas organizações passaram a utilizá-la, afinal, o custo é praticamente zero, o que viabiliza o trabalho.

Também é importante lembrar que as maiores marcas do mundo não foram construídas apenas por meio de propaganda, mas também com a ajuda de outros investimentos que constroem a audiência.

Isso porque as marcas que se beneficiam do marketing orgânico são aquelas que oferecem produtos e serviços interessantes para o público, mais do que isso, são empresas interessantes.

Por ser um assunto em alta, alguns empreendedores e gestores acreditam que sabem aplicar essa ação, mas acabam investindo em estratégias equivocadas.

Para evitar esse problema, este artigo vai explicar o que é marketing orgânico, como aumentar o tráfego do site de maneira orgânica e os benefícios dessa estratégia.

O que é marketing orgânico?

Marketing orgânico é um tipo de marketing que tem como propósito reduzir os custos com propagandas e fazer investimentos na melhoria de produtos e ações de marketing que tornam a marca mais lembrada.

É um conjunto de estratégias que utiliza técnicas específicas para atrair as pessoas certas e despertar o interesse genuíno por parte delas. Entre as principais ações de marketing orgânico estão:

  • Branding;
  • SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • Experiência do usuário;
  • Marketing de guerrilha;
  • Propaganda boca a boca.

Uma loja de bateria moura 70amp pode investir em marketing, mas isso não significa que os anúncios devem ser totalmente abolidos. Mantê-los é importante porque representam oportunidades em um primeiro momento.

Mas mesmo que eles sejam opções estratégicas, nenhuma marca deve ficar presa a esse tipo de ação. As ações orgânicas são fundamentais porque demonstram o valor da empresa e de suas soluções, sem focar apenas nas vendas.

Por exemplo, ao investir em marketing de conteúdo, a companhia está divulgando seu nome, seu entendimento sobre determinado assunto, mas trabalhando pautas que são do interesse da audiência para esclarecer suas dúvidas e educar as pessoas.

Esses temas são do interesse do público-alvo, mas ao mesmo tempo estão relacionados àquilo que a companhia oferece, sem tratar diretamente sobre seus produtos e serviços.

Um exemplo disso é uma academia que cria uma publicação nas redes sociais para falar sobre os alimentos que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer.

Outro exemplo é um hospital que vai explicar sobre a importância da proteção radiológica durante o uso desses equipamentos.

As estratégias orgânicas são muito usadas para aumentar o tráfego orgânico do site institucional, ou seja, para atrair visitantes de maneira natural, sem que para isso seja necessário investir em anúncios.

Como aumentar o tráfego orgânico?

Para atrair tráfego de maneira orgânica, existem algumas estratégias que precisam ser colocadas em prática. São elas:

Otimizar o SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de ações que tem como objetivo ranquear o conteúdo na internet. Ele melhora as páginas para que elas sejam bem posicionadas nos resultados de pesquisa.

Uma das principais ações de SEO é escolher as palavras certas para o título do conteúdo, um processo que exige algumas tentativas até encontrar a melhor opção.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar nesse sentido, como Google Keyword Planner. Ele traz informações valiosas para encontrar termos que são usados pelas pessoas e que podem aumentar o tráfego orgânico.

Também é muito importante usar as imagens de acordo com o conteúdo, pois elas tornam o material mais relevante.

Mas supondo que o material esteja falando sobre construção de laje h8 isopor, a imagem escolhida precisa estar relacionada ao tema, ou seja, não se deve inserir qualquer imagem na publicação.

Ela também precisa carregar rapidamente e ter uma legenda contendo a palavra-chave escolhida para o conteúdo.

Por falar nisso, o conteúdo em si precisa estar de acordo com as preferências do público, falar sobre o assunto de maneira aprofundada e esclarecer as principais dúvidas do leitor.

A inserção de palavras-chave deve acontecer de maneira natural e para evitar a repetição excessiva, é necessário usar sinônimos.

Conhecer a persona do negócio

Para que o site consiga atrair naturalmente os usuários certos, é fundamental que a empresa conheça muito bem sua persona. Trata-se de um personagem que reúne as características reais do cliente ideal.

Uma empresa de rastreador de carros via satélite vai utilizá-la para direcionar todas as suas estratégias de marketing, inclusive a produção de conteúdo. Quem conhece sua persona, sabe sobre quais assuntos deve falar.

Para definir a persona, é necessário analisar o perfil daqueles que compram os produtos e serviços da marca, identificar suas características e encontrar relações entre eles.

Compartilhar nas redes sociais

Outra forma de aumentar o tráfego orgânico no site é compartilhar os conteúdos publicados nas redes sociais, visto que isso intensifica a quantidade de visitantes.

As pessoas passam bastante tempo nessas plataformas, por isso, quando a marca compartilha alguma coisa, preenche seu perfil com materiais relevantes e atrai visitantes de maneira orgânica, sem precisar fazer anúncios.

Criar links internos

Essa estratégia consiste em citar um conteúdo dentro de outra publicação para fazer com que o visitante permaneça mais tempo dentro do site.

Mas é necessário ter atenção na hora de fazer isso porque a linkagem precisa estar relacionada, ou seja, se um texto está falando sobre lavanderia de epis, um link dentro dele pode falar, por exemplo, sobre a importância do uso de EPI.

Investir em design responsivo

Hoje em dia, as plataformas precisam de design responsivo porque as páginas vão conseguir se adaptar a qualquer tamanho de tela, tanto de um computador quanto de um celular.

Isso é muito importante porque os usuários cada vez mais acessam a internet por meio de seus dispositivos móveis, mas se a página não for responsiva, não vai abrir adequadamente nesse tipo de aparelho.

Além de melhorar a experiência do visitante, o design responsivo é priorizado pelo Google, ou seja, só vai aparecer entre as primeiras posições as plataformas que seguirem esse layout.

Benefícios do marketing orgânico

Em primeiro lugar, o marketing orgânico é capaz de estabelecer um relacionamento entre a marca e os clientes, algo que o tráfego pago não consegue fazer.

Ao publicar um artigo sobre scanner automotivo para caminhão, a oficina consegue esclarecer uma dúvida dos usuários e trazer conhecimento, o que melhora o relacionamento da companhia com sua audiência.

Por outro lado, quando uma marca investe em tráfego pago, é o anúncio que vai aparecer bem posicionado nos resultados de pesquisa, só que os usuários sabem que se trata de um anúncio.

Essa percepção pode afastar potenciais clientes que estão procurando conteúdos informativos e relevantes, antes de comprar um produto ou serviço.

Isso mostra que a maior importância do marketing orgânico é construir um relacionamento sólido e funcional entre a companhia e os consumidores.

Se a empresa disponibiliza exatamente as informações que essas pessoas querem, vai receber cliques de maneira natural, sem precisar pagar por anúncios.

A cada novo acesso, uma confecção de camisa para ciclismo com bolso consegue criar uma memória afetiva, que liga a solução ao conteúdo da marca.

Mas além de ser uma prática muito importante para a corporação, o marketing orgânico também traz muitos benefícios, por exemplo, os ganhos permanentes para a plataforma, visto que ela se torna relevante de maneira natural.

A companhia também consegue aumentar sua credibilidade e melhorar sua reputação no ambiente digital. O marketing orgânico complementa as campanhas pagas e vice-versa, tornando o planejamento de marketing digital muito mais completo.

As vendas também acontecem de maneira orgânica e o negócio consegue melhorar seu relacionamento com o público.

No caso de uma empresa especializada em pintura residencial e comercial, isso acontece porque as pessoas percebem que a intenção é realmente ajudar.

Por fim, investir em marketing orgânico é muito benéfico porque essa estratégia ajuda a desenvolver a persona da marca de maneira mais exata.

Considerações finais

Hoje em dia, muito se fala sobre investir em práticas orgânicas, mas alguns gestores e empreendedores não entendem o motivo dessa estratégia.

Como visto ao longo do conteúdo, é uma ação fundamental para aumentar a credibilidade da marca, atrair pessoas naturalmente para as plataformas institucionais, além de melhorar o relacionamento entre a companhia e sua audiência.

Mas o maior benefício é o fato de que, mesmo tendo resultados muito mais duradouros, o marketing orgânico é financeiramente mais acessível do que as estratégias pagas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer fazer parte da nossa equipe? Então envie o seu portfólio para nosso e-mail [email protected]

Busque por mais conteúdos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

E-book com as melhores técnicas para você treinar seu time de vendas para converter vendedores todos os dias. 

Nossos artigos atingem cerca de 5K de leitores semanais. Se você quer mudar a ralidade do seu marketing digital e aprender mais e mais com nossos especialistas, junte-se ao nossos leitores.