Você conhece a técnica mais usada pelas grandes empresas e agências de marketing e publicidade chama de copywriting? A copywriting é um processo de redação persuasiva voltada para vender. O termo vem do inglês e está ligado a diretamente aos profissionais de marketing e publicidade.
As técnicas de copywriting estão cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e pasme, o Brasil é o país mais explorado pelos copywriters (profissionais focados em criar técnicas de copywriting) pelas grandes exigências dos brasileiros.
Enquanto o marketing de venda vai avançando, os consumidores também vão acostumando com as copywriting e é por isso que essa técnica necessita de atualização sempre, enquanto o mercado vai exigindo mudanças.
A copywriting não está ligada diretamente às vendas online, embora ela surgiu como uma forma de chamar atenção, a copywriting pode ser adaptada para todas as formas de vender, seja digitalmente, em publicidade, outdoors, rádio e televisão, além da venda boca a boca.
O Que você Vai Ler Aqui!
Toggleo que é copywriting?
A Copywriting é uma técnica usada para produzir textos super persuasivos, com o intuito é fazer com que o leitor desperte atenção em adquirir um produto ou serviço, aumentando as conversões em venda da sua empresa.
Embora aqui no Brasil pronunciamos e escrevemos Copywriting, na tradução literalmente REDAÇÃO seria uma tradução mais formal para nossa língua.
Apesar de já ser uma técnica não muito nova, e muito bem usada nos Estados Unidos e Europa, aqui no Brasil, existem poucos profissionais e poucas agências focadas em vender por textos.
Copywriting no marketing digital, como fazer?
Embora a copywriting está ligado diretamente no intuito de venda, quando uma agência que oferecem os dois serviços fazem um trabalho conjunto os resultados de vendas são mais satisfatórios.
Os profissionais da AGNC Marketing e Publicidade, costumam usar copywriting em todos os trabalhos executados para seus clientes. Nas redes sociais, nos criativos, nas campanhas de Inbound marketing e tráfego pago.
Copywriting e a redação publicitária qual é melhor?
Não existe um trabalho que sobrepõe o outro, é como um carro e a roda, o carro não anda sem a roda e a roda não tem sentido sem o carro. Por esse motivo não existe melhor, mas quando você escreve seu texto publicitário complementado com as técnicas de copywriting o poder de convenção é maior e pode gerar bem mais resultados.
Mas colocar em uma balança a copywriting se sobre sai pelo seu alto poder de convencimento. O profissional deve saber usá-la. Texto publicitário para vendas maios leves e cotidianas e copywriting para vendas mais agressivas.
Exemplo:
Venda leve: Propaganda de supermercados “economia no seu dia a dia”
Venda Agressiva: Propaganda de carro: “ultima oportunidade para você ter o melhor carro da categoria”
Quais são os elementos de uma Copywriting?
-Promessa: A promessa é a peça chave da sua copywriting! É ela que fará com que o potencial cliente se envolver com o seu anúncio.
-Desenvolvimento: Após o potencial cliente se envolver com a sua promessa, você precisará desenvolver a sua promessa.
Você precisará mensurar a sua proposta com a vontade do cliente, além de provar que a sua promessa é real utilizando provas sociais, fotos de antes e depois ou algo que confirme que sua promessa é verdadeira e que faça o potencial cliente prosseguir com a compra.
– Preço: O preço é um dos pontos bastante delicado em uma copywriting, afinal tudo gira em torno do preço final. Porém, o objetivo da sua copywriting é fazer com que o preço seja o menos importante e que o potencial cliente concentre-se na prova social e nos benefícios da sua promessa.
– Oferta Final: O profissional de copywriting precisará trabalhar todos os itens acima para que quando o potencial cliente chegue ao final da sua proposta ele não tenha mais nenhuma objeção e tenha a total certeza que sua promessa é verdadeira, então na parte de pagamento os gatilhos mentais devem fazer parte da fase final da sua copywriting.
Fórmula AIDA em copywriting o que é?
A fórmula do modelo AIDA (acrônimo de Atenção, Interesse, Desejo e Ação) sem dúvida é a melhor e mais comprovada forma de melhorar os métodos de fazer com que as pessoas passem um ponto a frente em uma negociação, ou seja, passe do ponto A ao ponto B.
A técnica AIDA é uma fórmula centenária que já converteu, comprovadamente, milhões de pessoas em clientes. Por isso o sucesso dessa técnica é cada vez mais mensurada nas copywriting por grandes agências de marketing e publicidade.
A — Atenção
A primeira tarefa de um copywriter (profissional que escreve copywriting) é fazer com que seu texto (promessa) chame atenção da pessoa que está consumindo qualquer tipo de conteúdo.
I — Interesse
Após fazer o usuário desperte algum interesse em seus textos, você precisará fazer com que ele desperte algum interesse na sua promessa.
D — Desejo
Agora que você já tem a atenção do usuário e já fez ele gerar interesse na sua promessa, agora é hora despertar o desejo em fazer o usuário a adquirir a sua oferta.
A — Ação
Se seu usuário chegou até aqui é sinal que a sua técnica do AIDA está saindo conforme combinado, mas agora é a hora do ponto mais importante a “conversão” ou ação.
É nessa hora que você tem que fazer o fechamento, direcionando a pessoa a realizar uma ação. Geralmente clicar em um botão, preencher dados, clicar no WhatsApp ou algo que envolva uma ação direta do usuário envolvido.
Contratar profissional / agência de copywriting?
Certamente você esta dando um passo super importante na sua empresa ao contratar um profissional ou uma agência de marketing e é por isso que a AGNC Marketing e Publicidade é uma agência especializada em copywriting, que ajuda seus clientes a converterem mais usando técnicas do AIDA, porém melhoradamente com dados de inteligência artificial adquiridas desde 2017. Clique aqui e fale com nossos profissionais.
Leita Também: