Qual é a diferença entre Inbound marketing e marketing de conteúdo?

Nos últimos dias estamos trazendo vários assuntos sobre inúmeros processos e estratégias que existem no marketing, seja ele para o digital ou para a publicidade, e uma das dúvidas que a maioria de nossos clientes tem é se existe uma diferença entre Inbound marketing e  marketing de conteúdo.

Devemos lembrar também que em vários artigos já citamos a diferença e as competências dessas duas magnificas estratégias, e antes de você fazer uma comparação mais a fundo sobre essas estratégias, temos que afirmar que ambas são poderosíssimas e optar por qualquer uma delas ou pelas duas irá te trazer inúmeros resultados se bem aplicadas.

Embora faremos a comparação sobre essas duas estratégias, ambas são poderosas e nenhuma desqualifica a outra, ou seja, optar por uma ou outra não irá te trazer mais ou menos resultados e sim otimizará melhor o tempo da sua equipe de marketing de estratégias e vendas.

 

Inbound Marketing ou Marketing de conteúdo? Qual devo escolher?

Apesar de serem estratégias bem diferentes, o Marketing de conteúdo é uma das várias estratégias que também pode ser agregada dentro do Inbound marketing. Sim, o marketing de conteúdo pode ser uma estratégia solo, mas também pode ser adaptada dentro do seu escopo de Inbound.

O Inbound marketing, por sua vez, é uma estratégia mais ampla e pode ter um pouco de tudo, ou seja, você pode adaptar todas as estratégias de marketing digital dentro de um único escopo. Apesar de algumas agencias achar que Inbound é uma junção de tudo que é marketing digital, o Inbound exige um estudo bem estruturado para não ser o mesmo do mesmo.

Nos últimos dias estamos trazendo vários assuntos sobre inúmeros processos e estratégias que existem no marketing, seja ele para o digital ou para a publicidade, e uma das dúvidas que a maioria de nossos clientes tem é se existe uma diferença entre Inbound marketing e o marketing de conteúdo.

Inbound Marketing como estruturar um escopo?

O escopo do Inbound deve ter uma metodologia e assim como qualquer serviço de uma agência, o Inbound deve ter um cronograma de atividade. Muita atenção! Quando o Inbound marketing não é bem estruturado, ele pode te trazer custos e não gerar os resultados esperados.

Aqui na AGNC Multinível, quando vamos estruturar os trabalhos de Inbound para novos clientes usamos os seguintes passos:

Defina o seu público-alvo: é importante saber exatamente para quem você está criando o conteúdo e qual é o objetivo da sua ação de Inbound Marketing.

Crie uma estratégia de conteúdo: defina qual tipo de conteúdo você criará e como ele será distribuído. Algumas opções incluem artigos de blog, ebooks, webinars, vídeos, infográficos, entre outros.

Otimize o seu site para o SEO: certifique-se de que o seu site esteja otimizado para os mecanismos de busca, para que os potenciais clientes possam encontrá-lo facilmente.

Utilize as redes sociais: compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais para aumentar a visibilidade da sua empresa e atrair potenciais clientes.

Utilize formulários de contato e chamadas para ação: inclua formulários de contato em seu site e use chamadas para ação em seu conteúdo para incentivar os visitantes a entrar em contato com a sua empresa.

Faça uso de automação de marketing: utilize ferramentas de automação de marketing para segmentar os potenciais clientes e enviar conteúdo relevante de acordo com seus interesses e etapa do funil de vendas em que eles se encontram.

Medir e ajustar: é importante medir os resultados da sua ação de Inbound Marketing e ajustá-la conforme o que funciona e o que não funciona. Isso pode incluir testar diferentes tipos de conteúdo, otimizar o seu site para o SEO, entre outras ações.

O escopo do Inbound deve ter uma metodologia e assim como qualquer serviço de uma agência, o Inbound deve ter um cronograma de atividade. Muita atenção! Quando o Inbound marketing não é bem estruturado, ele pode te trazer custos e não gerar os resultados esperados.

O que é o Inbound Marketing e como podemos aplicá-lo no meu time de vendas?

Embora iremos fazer a comparação sobre essas duas estratégias, ambas são poderosas e nenhuma desqualifica a outra, ou seja, optar por uma ou outra não irá te trazer mais ou menos resultados e sim otimizará melhor o tempo da sua equipe de marketing de estratégias e vendas.

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que visa atrair potenciais clientes para a sua empresa através de conteúdo útil e relevante. A ideia é que, ao oferecer conteúdo que resolve problemas ou responde a perguntas dos consumidores, eles naturalmente começarão a se interessar pelo que a sua empresa tem a oferecer e, assim, serão levados a entrar em contato com a sua empresa.

Existem diversas maneiras de aplicar o Inbound Marketing no seu time de vendas. Algumas dicas incluem:

 

Crie conteúdo útil e relevante

Isso pode incluir artigos de blog, ebooks, webinars, vídeos, entre outros. O conteúdo deve ser útil para os potenciais clientes e responder a perguntas ou problemas que eles possam ter.

 

Utilize o SEO

Otimize o seu conteúdo para que ele seja encontrado pelos consumidores que estão procurando por soluções relacionadas ao seu produto ou serviço.

 

Faça uso de redes sociais

Compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais para aumentar a visibilidade da sua empresa e atrair potenciais clientes.

 

Utilize formulários de contato e chamadas para ação

Inclua formulários de contato em seu site e use chamadas para ação em seu conteúdo para incentivar os visitantes a entrar em contato com a sua empresa.

 

Faça uso de automação de marketing

Utilize ferramentas de automação de marketing para segmentar os potenciais clientes e enviar conteúdo relevante de acordo com seus interesses e etapa do funil de vendas em que eles se encontram.

 

Ao seguir essas dicas, você pode aplicar o Inbound Marketing no seu time de vendas e atrair potenciais clientes de maneira orgânica e eficaz.

Utilize ferramentas de automação de marketing para segmentar os potenciais clientes e enviar conteúdo relevante de acordo com seus interesses e etapa do funil de vendas em que eles se encontram. Ao seguir essas dicas, você pode aplicar o Inbound Marketing no seu time de vendas e atrair potenciais clientes de maneira orgânica e eficaz.

O que é o Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que consiste em criar e compartilhar conteúdo relevante e útil para atrair e reter uma audiência definida, com o objetivo de promover a sua marca ou produto. O conteúdo pode ser de diversos tipos, como artigos de blog, ebooks, webinars, vídeos, infográficos, entre outros.

 

A ideia por trás do marketing de conteúdo é que, ao fornecer conteúdo que seja útil e interessante para o público-alvo, você pode estabelecer uma relação de confiança e autoridade com os seus clientes e, assim, aumentar as chances de conversão (por exemplo, fazer com que os clientes comprem o seu produto ou serviço). Além disso, o marketing de conteúdo também pode ajudar a aumentar o tráfego do seu site e a melhorar o SEO da sua empresa.

A ideia por trás do marketing de conteúdo é que, ao fornecer conteúdo que seja útil e interessante para o público-alvo, você pode estabelecer uma relação de confiança e autoridade com os seus clientes e, assim, aumentar as chances de conversão (por exemplo, fazer com que os clientes comprem o seu produto ou serviço). Além disso, o marketing de conteúdo também pode ajudar a aumentar o tráfego do seu site e a melhorar o SEO da sua empresa.

Como a AGNC Multinível já ajudou milhares de empresas a destacarem seus conteúdos e gerar mais leads qualificados?

Agora que você já sabe a diferença entre o Inbound e o marketing de conteúdo, você precisará conhecer algumas cases de sucesso para ter a real noção da grandiosidade de cada uma dessas técnicas e nada melhor que explicarmos alguns trabalhos com nossos mais de 200 clientes ao longo da nossa jornada.

O Marketing de conteúdo já ajudou um de nossos clientes, um escritório de contabilidade, a sair de 12 clientes para mais de 350 clientes fidelizados em sua carteira, apenas gerando criativos como vídeos, e-books e até mesmo dicas curtos nas redes sociais. Esse escritório de contabilidade chegou em nossa agência apenas com um site bem simples e nada otimizado na plataforma WIX, e em primeiro tivemos que reformular o site da empresa e trabalhar os conteúdos de SEO da página, sem deixarmos de utilizar o WIX. (isso é uma prova que não é a ferramenta que você usa e sim o profissional por trás dela)

Com apenas 4 meses de trabalhos de criação de conteúdo, nosso cliente já estava recebendo trafego qualificados em sua página web e inúmeros pedidos de orçamento.

Já no Inbound Marketing iremos usar a própria agencia como uma case de sucesso a ser louvado. Passamos a marca de mais de 500 conteúdos de qualidade em nossos blogs além de mais de 9 mil downloads em nossos ebooks e tudo isso nos gerou aproximadamente 348 leads no ano de 2021.

Uma grande prova de que qualquer uma das estratégias que você escolher para sua empresa te trará resultados satisfatórios se você escolher uma boa agência ou um bom profissional para executa-las.

CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre os nossos serviços de Inbound marketing ou se preferir agende uma reunião com a nossa equipe e conheça nossos serviços de marketing de conteúdo.

melhores agencias de marketing e publicidade de são paulo e abc
Solicite um orçamento de marketing digital com a AGNC Marketing e Publicidade e eleve o nível de sua empresa.

Quer fazer parte da nossa equipe? Então envie o seu portfólio para nosso e-mail [email protected]

Busque por mais conteúdos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

E-book com as melhores técnicas para você treinar seu time de vendas para converter vendedores todos os dias. 

Nossos artigos atingem cerca de 5K de leitores semanais. Se você quer mudar a ralidade do seu marketing digital e aprender mais e mais com nossos especialistas, junte-se ao nossos leitores.