Hoje o assunto é um dos mais esperados em nosso blog. Também é um dos assuntos que nossos leitores mais buscam na barra de pesquisa: Transformar loja física em e-commerce.
Muitos empreendedores, especialmente no Brasil, desejam transformar suas lojas físicas em e-commerces. Isso porque, de acordo com o estudo Perfil do E-commerce Brasileiro 2022, apenas 6,5% dos estabelecimentos do varejo no país são e-commerces, enquanto os outros 93,5% são lojas físicas que ainda não estão conectadas ao mundo online.
Por essa razão, há uma corrida entre os que querem se tornar os primeiros a ingressar no comércio eletrônico, já que se acredita que o sucesso será alcançado pelos que chegarem primeiro.
Felizmente, transformar uma loja física em e-commerce é uma ação mais fácil do que criar um e-commerce do zero. É preciso escolher uma plataforma e-commerce, criar o layout da loja virtual e adicionar recursos como chat e precificação dinâmica.
Empresas como a AGNC Marketing e Publicidade podem fornecer suporte e treinamento em plataforma VTEX para ajudar na gestão da loja online.
As vantagens de vender pela internet são inúmeras, como a possibilidade de manter a loja aberta 24 horas por dia, alcançar clientes em outras regiões, cidades, estados e até países, além da facilidade de divulgação por meio de plataformas como a Meta Ads e Google Ads.
Portanto, transformar loja física em e-commerce é uma ótima oportunidade para ampliar o negócio e aumentar o público, ocupando o lugar de direito no comércio eletrônico brasileiro antes da concorrência.
O Que você Vai Ler Aqui!
ToggleQuais são os passos que devo tomar antes de transformar loja física em e-commerce?
Bom, antes de mais nada, a melhor forma de você estruturar a ideia de transformar sua loja física em loja virtual é contratando uma consultoria especializada na área, claro que não podemos de enfatizar nossa mão de obra. Já ajudamos mais de 200 donos de lojas físicas em todo o Brasil a venderem digitalmente.
Para vender on-line e todos os dias exige uma série de passos e decisões a serem tomadas, muitas delas farão parte da fase inicial do seu e-commerce. São eles:
Faça uma análise do seu negócio: Avalie se o seu produto ou serviço tem potencial para ser vendido online e se a demanda é suficiente para justificar a criação de uma loja virtual.
Defina sua estratégia de e-commerce: Identifique quais serão seus produtos ou serviços oferecidos online, estabeleça preços e formas de pagamento, e planeje como será o processo de entrega dos produtos.
Escolha a plataforma de e-commerce: Escolha uma plataforma de e-commerce que atenda às suas necessidades, como recursos, funcionalidades, custos e suporte técnico. (falaremos disso mais abaixo)
Crie o layout da loja virtual: Desenvolva a aparência e a interface da sua loja virtual, incluindo imagens, cores, textos, e categorias de produtos ou serviços.
Cadastre seus produtos ou serviços: Insira informações detalhadas dos seus produtos ou serviços, como descrições, fotos, tamanhos, cores, entre outros.
Implante recursos na loja virtual: Adicione recursos como chat, precificação dinâmica, entre outros, para tornar a experiência do usuário mais agradável e funcional.
Divulgue sua loja virtual: Promova sua loja virtual em canais digitais, como redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing, entre outros, para atrair visitantes e potenciais clientes. (falaremos disso ais abaixo)
Com esses passos, você estará mais preparado para transformar sua loja física em e-commerce e aproveitar as oportunidades que a venda online pode oferecer.
Quais as melhores plataformas de e-commerce no mercado nacional?
Existem diversas plataformas de e-commerce no mercado nacional que podem atender às necessidades de diferentes tipos de negócios. Aqui estão algumas das melhores plataformas de e-commerce no mercado brasileiro:
VTEX – É uma plataforma SaaS (Software as a Service) que oferece soluções de comércio eletrônico personalizáveis para empresas de diferentes portes. Ela tem sido bastante utilizada por grandes varejistas brasileiros e internacionais.
Tray – É uma plataforma brasileira de e-commerce que oferece planos escaláveis para empresas de diferentes portes. A Tray oferece diversos recursos para otimizar a experiência de compra do cliente.
Nuvemshop – É uma plataforma de e-commerce brasileira que oferece soluções para empresas de diferentes portes. A Nuvemshop oferece integrações com diversas ferramentas, como redes sociais, marketplace e plataformas de pagamento.
Magento – É uma plataforma de comércio eletrônico de código aberto que permite personalizar completamente a loja virtual. A plataforma oferece recursos como integrações com diversos canais de vendas, marketing e análise de dados.
WooCommerce – É uma plataforma de e-commerce de código aberto que funciona como um plugin para WordPress. Ela é bastante popular no Brasil, principalmente para empresas que já utilizam o WordPress como plataforma para o site.
Essas são apenas algumas das plataformas de e-commerce disponíveis no mercado nacional. É importante escolher a plataforma que melhor atenda às necessidades do seu negócio e ofereça recursos para otimizar a experiência de compra do cliente.
Marketing digital para e-commerce
Acredito que esse seja o tópico mais importante desse artigo, afinal, quando um e-commece é bem construído, na melhor plataforma e não tem um marketing digital é o mesmo que “zero há esquerda” não vale de nada!
Por isso é importante estruturar o seu marketing digital no mesmo momento em que você também esteja estruturando as funcionalidades, layout e publico do seu Ecommerce.
Para se ter uma noção, segundo os dados da E-bit existem inúmeros e-commerces fantasmas na internet brasileira, que não geram vendas, não tem trafego e ninguém sabe que existe.
O Marketing digital vai justamente contra isso! Para fazer seu e-commerce conquistar os primeiros clientes, ter trafego, mesmo que seja pago e ter reconhecimento. Atualmente quando falamos “Magalu”, qualquer cidadão brasileiro sabe do que estamos falando, esse é o papel do marketing.
Mas o que o meu marketing precisa fazer para minha loja virtual fique famosa e gere suas primeiras vendas, além disso, pensando a longo prazo, como fazer minhas vendas decolarem sem depender 100% do trafego pago?.
Para responder isso precisamos listar alguns serviços que prestamos para todos os nossos clientes de e-commerce. São Eles:
Reconhecimento de marca
O primeiro passo que o marketing para lojas virtuais deve dar é tornar a marca da loja conhecida. E falando nisso, estratégias que vão e encontro a fixação e marca, remarketing, marketing de conteúdo vão ajudar a loja a conquistar as primeiras confianças nos seus meses iniciais.
Reputação de marca
Com as primeiras vendas, é normal, e isso acontece com qualquer empresa, ter a primeiras impressões (reclamações) dos clientes, e é aí que o time de marketing voltado para reputação digital deve atual, com ligações, acompanhamentos, respostas objetivas e claras, sempre com o objetivo de fazer com que o cliente insatisfeito reveja seus pensamentos.
Acompanhamento de pedidos e entregas
O marketing também precisa acompanhar tempo produção ou expedição dos produtos, além disso o tempo em que a transportadora vai levar de fato para entregar o pedido ate a casa do cliente.
Gestão de produtos
Gestão dos produtos? Isso não deveria ser uma tarefa do time de estoque? Sim, porém o marketing precisa acompanhar as quantidades dos produtos e a que nível de procura aquele produto se encontra. Por exemplo, se a camiseta rosa feminina tem um grande volume de cliques e buscas no google seria desleal o seu e-commerce ter esse produto zerado. Concorda?
Otimização de produtos, textos e imagens
O marketing também será o responsável por otimizar 100% seu Ecommerce, o famoso e tão buscado SEO (otimização para mecanismos de busca. É o SEO que vai fazer seu site aparecer sempre em primeiro ou com mais relevância nas pesquisas nos buscadores, em especial o Google.
Por isso é importante você ao escolher uma agência ou um profissional para gerencias as ações de marketing do seu e-commerce, optar por quem tem ampla experiencia em otimização de sites, com ênfase em e-commerce.
Afinal, otimizar mais de 25k produtos como a AGNC Marketing e Publicidade já fez é realmente para quem tem anos e anos de experiencia, mesmo antes do SEO ser o serviço de marketing mais desejado do mercado.
Tráfego pago
E por ultimo e tão importante quanto todos, o tráfego pago para e-commerce, também um dos serviços mais buscados nas agencias de marketing como a nossa.
O tráfego pago será o responsável de levar os primeiros visitantes e compradores para a sua loja, até que ela ganhe relevância de forma organiza com o SEO. Porém tem alguns detalhes que você deve se atentar ao terceirizar esse serviço. São Eles:
-O profissional / A agencia tem experiencia com trafego pago para e-commerce?
Primeiro, a escolha de terceirizar deve ser 100% quando você não sabe ou sabe pouco sobre fazer tráfego pago. Não se arrisque em fazer por conta própria, afinal só gastará dinheiro e não terá retorno nenhum, ou se tiver algum retorno não será possível medir o ROI (saiba o que é ROI CLIQUE AQUI)
Após escolher por terceirizar, opte por escolher uma agencia que tenha experiência em tráfego pago para e-commerce, afinal, mesmo que o profissional saiba fazer link patrocinado para outros tipos de empresas, loja virtual tem suas particularidades que exige, tempo, experiencia, paciência e estratégia. Por isso escolha sempre por profissionais e agencias como a nossa.
-O trafego pago será feito somente no Google ou nas melhores fintes de trafego para e-commerce?
Vamos abrir logo o jogo! Se você acha que o Google é a melhor plataforma para te gerar vendas, você esta parcialmente certo. O Google é ótimo sim, porém de alguns anos para cá surgiram novas plataformas que são voltadas 100% para e-commerces e que estão fazendo nossos clientes venderem muito. São elas: Mercado Ads, Americanas B2W e Magalu Ads.
-Você tem esse investimento já contabilizado no marketing?
O tráfego pago é um teste que precisa de recorrência, afinal quando você acertar irá te gerar muitos frutos, então nunca tenha a mentalidade “ vou fazer um teste”. Se você pensa dessa forma o ideal é “nem começar”.
Quando você faz anúncios, seja no Google ou em qualquer plataforma, leva-se um tempo de aprendizado da inteligência das ferramentas, e muitas das vezes essa inteligência pode chegar a 3 ou 6 meses.
O que são Native Ads e como usar no marketing da minha empresa
Esses são so serviços essenciais para fazer todo e qualquer Ecommerce vender diariamente, aumentar seu engajamento online, aparecer em primeiro nas pesquisas e ainda ter a confiança do público alvo.