Os dados podem até parecer alarmante, mas é a realidade do Brasil, mesmo na era da informação digital. Segundo estudo do Sebrae e da FGV cerca de 30% dos pequenos negócios ainda não vendem por meios digitais não fazem marketing digital no Brasil.
O estudo ainda mostra que parte desse desinteresse vem por parte dos donos e donas das empresas, ou por não quererem de fato vender online, ou por desconhecer o poder do marketing digital.
Para ser mais claro sobre o estudo, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FVG) existem 19,5 milhões de empresas que não fazem marketing digital no Brasil. E com a crescente era do marketing digital e das vendas online essas empresas podem deixarem de existir por não se adaptarem ao mercado.
Ainda sobre esse levantamento o diretor do SEBRAE Ivan Tonet disse que “somente fazendo o arroz e feijão bem feito já é o suficiente”, porém embora orientamos a todos os nossos clientes, o arroz e feijão é valido até um certo momento, necessário se profissionalizar para crescer e dominar o marketing online.
Para enriquecer melhor esses dados informados elo Sebrae e FGV, o diretor e CEO da loja do atacadista e Danilo Benedito diz que “o marketing digital veio para democratizar e mostrar que pequenas e grandes empresas podem vender, afinal existem clientes para todos que fazem um bom marketing digital”.
Benedito é diretor de um Ecommerce que teve suas primeiras vendas logo nas primeiras semanas de vendas online, justamente por decidir investir mais no marketing digital do que na mão de obra interna. “Quando decidi terceirizar meu marketing para a AGNC Marketing, eu sabia que aquilo serio o ponto inicial para no futuro investir internamente” disse.
O Que você Vai Ler Aqui!
ToggleO que acontecerá com as empresas que não fazem marketing digital no Brasil?
Trazendo para o cenário nacional, segundo os dados apontados, cerca de 19 milhões de empresas ainda não fazem seu marketing digital, o que pode contribuir com o enfraquecimento das vendas.
Segundo o Google, um usuário antes de efetuar uma compra ou contratar um serviço o mesmo pesquisa na internet, visualiza as redes sociais da empresa e depois efetua alguma ação no site da empresa, seja clicando no botão do WhatsApp, seja ligando ou preenchendo um formulário, ou no caso dos ecommerces, finalizando uma compra online.
Esse dado apresentado pelo próprio Google mostra que empresas que não tem vida digital e não fazem um marketing certamente não venderão.
Para corroborar com esses dados, a Americanas Marketplace, atualmente permite que os usuários comprem pelo site e retire em uma de suas lojas, ou seja, a empresa já está se adaptando para um comportamento futuro. E essa será a tendendo para daqui alguns anos, iremos finalizar a venda no site e ter a opção de receber em nossas casas ou retirarmos na loja mais próxima.
Marketing digital para pequenas empresas sem orçamento
Utilize as redes sociais
as redes sociais são uma ótima maneira de promover sua empresa e alcançar novos clientes sem gastar muito dinheiro.
Faça parcerias
procure outras empresas ou negócios locais para fazer parcerias e dividir os custos de marketing.
Crie conteúdo valioso
crie conteúdo relevante e informativo (como blogs, vídeos, infográficos) para atrair e engajar seu público-alvo.
Use o marketing de influência
encontre influenciadores na sua área de atuação e peça-lhes para divulgar sua empresa para sua base de seguidores.
Faça eventos
organize eventos, como lançamentos de produtos ou promoções, para atrair clientes e gerar buzz.
Otimize seu site
certifique-se de que seu site está otimizado para mecanismos de busca e fácil de navegar, para que as pessoas possam encontrá-lo facilmente.
Utilize o Marketing de Conteúdo
Recorra a técnicas de SEO e crie conteúdos relevantes e úteis para seus clientes e potenciais clientes.
Seja proativo
Seja sempre proativo e crie oportunidades para se conectar com potenciais clientes e parceiros.
Como começar no Marketing digital em 2023?
O ano de 2023 esta sendo decisivo para muitas empresas, para se ter uma noção, somente no mês de janeiro, nosso time de comercial recebeu mais de 40 solicitações de orçamentos para terceirização de marketing digital, o que nos mostra que as empresas querem e estão buscando se profissionalizarem.
Para começar no marketing digital em 2023 sua empresa precisa estar internamente organizada, afinal o marketing será o responsável por levar movimento de trabalho para toda a sua equipe, a começar pelo time de comercial.