Como melhorar a legibilidade do Blog?

Legibilidade Do Blog • Como Ficar Sempre No Topo Em 2023 Para aparecer em primeiro lugar no topo das pesquisas não basta apenas escrever, precisa zelar pela legibilidade do Blog - Saiba como fazer

Legibilidade do Blog: Você tem conhecimento sobre a clareza do blog da sua empresa? Quando se trata de artigos de blog focados em um bom posicionamento, existem duas questões fundamentais.

A primeira é relacionada ao SEO do seu texto e como ele se enquadra em todas as regras do termo. A segunda diz respeito à legibilidade do conteúdo e como ele é compreendido pelo Google.

Já discutimos anteriormente sobre dicas para a criação de conteúdo de blog, mas hoje vamos abordar a outra parte desses artigos. Isso porque a legibilidade do blog é muito mais do que a experiência do leitor, o Google também se preocupa e verifica essa característica importante nos textos antes de classificá-los bem.

Sabemos que, inicialmente, pode parecer desafiador acertar cada detalhe da legibilidade. No entanto, ao longo deste conteúdo, você verá ser apenas uma questão de prática e treinamento do olhar! Continue lendo este artigo e aprenda como produzir conteúdo mais claro e informativo. Vamos lá?

Legibilidade do Blog: Você tem conhecimento sobre a clareza do blog da sua empresa? Quando se trata de artigos de blog focados em um bom posicionamento, existem duas questões fundamentais.

Dicas para aumentar a legibilidade do blog

 

Ao contrário de muitos tipos de textos vistos por aí, o conteúdo de blog necessita de parágrafos bem divididos. Ou seja, os chamados “textos tijolões” devem ser evitados quando estiver produzindo um blog. Aqui estão algumas dicas para aumentar a legibilidade do seu blog.

Use uma fonte legível: escolha uma fonte fácil de ler, como Arial, Verdana ou Times New Roman, com um tamanho mínimo de 16 pixels.

Use parágrafos curtos: parágrafos longos podem ser intimidantes para o leitor. Tente manter os parágrafos com no máximo três ou quatro linhas.

Use cabeçalhos e subtítulos: cabeçalhos e subtítulos tornam o conteúdo mais organizado e fácil de ser escaneado. Certifique-se de usar os diferentes níveis de cabeçalho (H1, H2, H3, etc.) para estruturar o seu texto.

Use listas com marcadores: listas com marcadores ajudam a quebrar o texto e torná-lo mais fácil de ler. Use-as sempre que puder.

Evite frases muito longas: frases longas podem ser difíceis de seguir. Tente manter as suas frases com no máximo 20 palavras.

Use imagens: imagens ajudam a quebrar o texto e tornar o conteúdo mais atraente. Certifique-se de usar imagens relevantes e de boa qualidade.

Use uma linguagem clara e simples: evite usar jargões e palavras difíceis. Use uma linguagem simples e clara, de forma que o seu conteúdo possa ser compreendido facilmente.

Revise e edite: revise e edite o seu conteúdo antes de publicá-lo. Certifique-se de que ele está claro e fácil de ler.

Seguindo essas dicas, você pode aumentar a legibilidade do seu blog e torná-lo mais atraente e fácil de ler. Além disso, esses são fatores super importantes para que o Google, Bing e Yahoo tornem mais relevantes na hora que alguém pesquisa sobre os temas na SERP.

Para produzir conteúdos com maior legibilidade, é importante se atentar a algumas características de um artigo bem produzido. Cada uma delas visa tornar seu texto mais fácil de ler e, como sabemos, posicioná-lo nas páginas do Google. Para isso, basta você escrever um material que tenha em sua construção:

Fatores que elevam meu posicionamento na SERP dos buscadores?

Para produzir conteúdos com maior legibilidade, é importante se atentar a algumas características de um artigo bem produzido. Cada uma delas visa tornar seu texto mais fácil de ler e, como sabemos, posicioná-lo nas páginas do Google. Para isso, basta você escrever um material que tenha em sua construção:

 

Palavras de transição;

Parágrafos bem divididos;

Frases e parágrafos curtos;

Voz ativa ao invés da passiva;

Distribuição de subtítulos;

Conteúdo informativo.

 

Palavras de transição

As palavras consideradas de transição ajudam o leitor a transitar de uma frase a outra facilitando a leitura, além disso as palavras de transição têm o papel de tornar o texto menos cansativo e mais atraente na leitura.

Frases e parágrafos curtos

Evite usar parágrafos enormes em seus artigos e blogs, isso faz com que o leitor deixe de acompanhar seus conteúdos abandone a leitura, aumentando a sua taxa de rejeição. Procure dividir os parágrafos tornando-o bem mais atrativos e menos cansativos.

Além disso, uma técnica muito usada para tornar seus textos menos cansativos são as utilizações de imagens, vídeos e gráficos, fazendo assim com que o cérebro não estimule o cansaço.

Voz ativa ao invés da passiva

A voz ativa pode até parecer mais desafiadora, porém ela funciona muito bem quando o intuito do seu blog é passar um ensinamento. O tom mais ativo para uma certa credibilidade fazendo com que o usuário se sinta mais confiante em seguir as dicas do seu texto.

Exemplo de voz passiva

“Para conquistar leads qualificados, sua empresa precisa investir na criação de Landing Pages mais assertivas.”

Exemplo de voz ativa para aumentar a legibilidade do blog:

“Investir na criação de Landing Pages mais assertivas pode aumentar a captação de leads qualificados”

 

Distribuição de subtítulos

Bom, os títulos são bastantes importantes, principalmente quando falamos de entendimento e legibilidade de conteúdo. Além disso os títulos são os grandes responsáveis de fazer com que seu conteúdo apareça nas SERPs dos buscadores.

Então para que seu conteúdo tenha relevância de leitura e um ótimo posicionamento de SEO é primordial fazer uma boa divisão dos títulos, por exemplo, O seu artigo deve ter apenas um titulo h1, além disso é importante que seu titulo tenha h2 e h3 para os algoritmos entender o que são ti8tulos relevantes e complementares.

 

Conteúdo informativo

Bom você já deve ter percebido que todos os artigos postados em nosso blog diariamente são de cunho informativo, afinal se nosso objetivo é tráfego orgânico através do SEO esse deve ser nosso objetivo.

Por exemplo, se seu cliente busca no Google “como fazer arroz doce” o seu conteúdo deve ser entregar um tutorial de como fazer o arroz doce, além disso deve entregar bem mais que isso, “como evitar que o arroz doce queime”, “como evitar arroz doce enjoativo”.

Bom você já deve ter percebido que todos os artigos postados em nosso blog diariamente são de cunho informativo, afinal se nosso objetivo é tráfego orgânico através do SEO esse deve ser nosso objetivo.

Resumo final de como produzir um blog com relevância

Embora possa parecer desafiador conciliar a qualidade do conteúdo com preocupações de legibilidade e SEO, com prática e um olhar treinado, você pode criar textos que atendam a essas demandas. No entanto, se preferir, é possível contratar um profissional ou uma equipe interna para essa tarefa.

Com uma equipe de Marketing Digital, é possível melhorar a legibilidade do blog e agir de forma mais eficaz, resultando em um aumento nas vendas. Se você está interessado em saber como AGNC Marketing e Publicidade pode ajudar, entre em contato conosco para conversar com um especialista e receber uma proposta em até 24 horas.

 

orcamento 3 AGNC - Agência de Marketing

Quer fazer parte da nossa equipe? Então envie o seu portfólio para nosso e-mail [email protected]

Busque por mais conteúdos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

E-book com as melhores técnicas para você treinar seu time de vendas para converter vendedores todos os dias. 

Nossos artigos atingem cerca de 5K de leitores semanais. Se você quer mudar a ralidade do seu marketing digital e aprender mais e mais com nossos especialistas, junte-se ao nossos leitores.