Agência de marketing digital e publicidade na cidade de São Paulo

Como utilizar o TikTok para progredir sua empresa

TikTok

TikTok é um aplicativo para compartilhar vídeos onde os usuários podem criar e publicar conteúdos curtos, com duração entre 15 segundos e 3 minutos, incluindo música, dublagem, dança, entre outras possibilidades. Além disso o aplicativo já virou febre entre as empresas e já faz parte das estratégias de marketing de muitas agências mundo a fora. 

É um dos aplicativos mais baixados do mundo e começou sua jornada de sucesso em 2020. Atualmente, conta com cerca de 1 bilhão de usuários ativos, sendo uma das maiores redes sociais do mundo.

Os usuários têm acesso a uma grande variedade de funcionalidades, como efeitos sonoros que são usados nos vídeos, e recentemente a plataforma disponibilizou a opção de adicionar vídeos para reagir ao conteúdo de outras pessoas.

Assim como as outras redes sociais, o TikTok também é muito proveitoso para as empresas, principalmente para aquelas que querem se comunicar com um público mais jovem.

Os usuários são bem diversificados e a plataforma é responsável por criar tendências que influenciam os lançamentos do mercado, portanto, compreender o TikTok é fundamental para qualquer negócio que queira crescer.

Para esclarecer um pouco mais o assunto, este artigo vai mostrar alguns motivos para investir na plataforma, como utilizá-la para progredir o negócio e quais são as vantagens de investir nesse aplicativo.

Motivos para investir no TikTok

Existem diversos motivos pelos quais as organizações precisam considerar o uso do TikTok em suas estratégias de marketing. Entre eles estão;

  • Alto nível de engajamento;
  • Facilidade para criar conteúdo;
  • Algoritmo assertivo;
  • Oportunidades para todos;
  • Aproximação com os usuários;
  • Interação com o público;
  • Popularização da marca;
  • Conteúdos divertidos.

A taxa de engajamento no TikTok é maior do que nas outras redes sociais, pois de acordo com um levantamento feito pela Upfluence, o percentual é de 18%, chegando a ser 5 vezes maior do que outras plataformas.

É muito fácil criar materiais porque o Creator Market Place entrega informações dos influenciadores para que as marcas analisem se existe consonância com suas estratégias de marketing.

O sistema de recomendação da plataforma é um de seus maiores diferenciais, visto que o algoritmo é bastante assertivo na hora de indicar conteúdos para os usuários.

Ele cruza diversas informações para fazer as recomendações, o que aumenta o tempo de navegação e sua frequência.

Além disso, todos têm oportunidade porque um criador de conteúdo que está começando agora vai aparecer da mesma forma que um influenciador mais conhecido.

Os usuários do TikTok são pessoas da geração Z que não costumam consumir materiais de publicidade tradicional, sendo pessoas com idade entre 6 e 34 anos.

As organizações podem utilizar o TikTok Ads Manager, uma plataforma para criar e publicar campanhas, independentemente do tamanho da empresa. Possui um orçamento flexível e uma excelente segmentação.

Por fim, os vídeos criados na plataforma são divertidos e permitem que o negócio fale sobre diversos temas que tiram as pessoas de uma rotina pesada e cheia de problemas, algo muito comum nos dias de hoje.

Como usar o TikTok?

Para conseguir bons resultados no TikTok e aumentar as vendas, as organizações precisam trabalhar com uma série de estratégias. São elas:

Conhecer o público

Não é possível fazer boas vendas se a marca não conhecer seu público-alvo. Para que a campanha seja realmente um sucesso, é fundamental analisar quem são os compradores da organização.

Por exemplo, no caso de uma loja de maquiagem, boa tarde do público é feminino, por isso, é necessário estruturar conteúdos no TikTok voltados para essas pessoas.

Ter criatividade

Os principais resultados que aparecem são os mais famosos, com alto nível de engajamento e que realmente podem viralizar. A empresa precisa procurar inspirações para que seu material alcance as pessoas certas.

Usar o bom senso

Assim como acontece em outras redes sociais, o TikTok possui suas regras, por isso, é muito importante ter bom senso e respeitá-las.

Por exemplo, não é permitido conteúdos que apoiam, orientam ou incentivam a violência e o ódio. Também não é permitido adotar plataformas de terceiros para utilizar spam, conseguir mais likes, visualizações e seguidores.

Também é proibido fazer promoção de atividades ilegais, ofertar produtos roubados, vender drogas lícitas, como álcool e cigarro, remédios controlados, drogas ilícitas, jogos de azar, entre outros.

Ter paciência

É interessante fazer campanhas de poucos produtos por vez, porque isso ajuda a criar conteúdo uniforme e que consiga transmitir todas as qualidades, modos de uso e dicas sobre os itens.

Depois, a organização pode criar campanhas para outros conteúdos, de modo que um anúncio converse com o outro.

Por exemplo, se uma loja de maquiagem fez uma série de vídeos com dúvidas frequentes, dicas de uso e demonstrações de um batom, a próxima campanha pode falar sobre um hidratante labial.

Vantagens do TikTok

Investir no TikTok traz uma série de vantagens para as empresas, e uma delas é justamente o fato de que a plataforma é um grande sucesso.

Essa rede social já conquistou muitos brasileiros, além de outros mercados internacionais, como Estados Unidos, China e Índia.

Outro grande diferencial do TikTok é que a plataforma é amplamente testada na China, o que evitou erros que foram tratados com antecedência.

Um dos pontos mais importantes para essa rede social é a segurança e a proteção dos usuários contra uso indevido e assédio. Inclusive, existem diferentes filtros que podem ser usados para manter a privacidade das publicações e dados do perfil.

As outras redes sociais também se preocupam com esses aspectos, mas começaram a tomar medidas de proteção quando muitas pessoas já estavam usando o aplicativo.

O TikTok cresceu na China para que pudesse montar sua estrutura, testar funcionalidades e recursos, alinhar tudo o que foi preciso e agora é uma das plataformas mais seguras para as organizações.

Fazer marketing viral em outros canais é muito difícil, principalmente porque ele costuma envolver um alto custo, algo que pode ser totalmente resolvido com o TikTok.

O nível de engajamento dos usuários é muito maior porque eles não conseguem simplesmente rolar o feed, mas passar pelos vídeos e interagir com eles.

Nos Estados Unidos, as pessoas costumam acessar a plataforma por cerca de 46 minutos por dia, sendo que o país possui cerca de 26 milhões de usuários.

Isso significa que a marca consegue alcançar uma grande quantidade de pessoas, sem precisar gastar muito.

Outras plataformas, como Facebook e Instagram, possuem com um público mais abrangente, ou seja, com pessoas de diferentes idades, isso é vantajoso porque traz mais amplitude para as publicações, no entanto, existem suas dificuldades.

O TikTok é concentrado em um público entre 16 e 24 anos, mas também existem usuários representativos que possuem entre 24 e 30 anos, portanto, é uma rede social com foco nessas faixas etárias.

Trabalhar com um canal que concentra exatamente a faixa etária do público aumenta muito a taxa de conversão e atração, muito mais do que em outras plataformas.

Além disso, a marca pode criar estratégias com influenciadores que são ainda mais impactantes e trazem excelentes resultados.

Considerações finais

O TikTok é considerado como a rede social mais baixada nos últimos anos, por isso, possui um público cada vez maior e que gosta de interagir com as empresas e outros usuários.

Investir nesse canal vale muito a pena para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu ramo de atuação, de maneira segmentada e assertiva.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE TEMA? COMENTE!

Tenha uma equipe completa trabalhando para o sucesso da sua empresa.

 Já auxiliamos + de 250 empresas com estratégias de marketing que geraram resultados satisfatórios.

Receba no seu E-mail

Somos mais de 8k pessoas que recebem nossas dicas de marketing por e-mail. Junte-se Também!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade 

Nutrição de Leads: Guia com Passo a Passo para Você Seguir! O que é Storytelling e como vender usando essa prática? Agência de Marketing Digital B2B: 5 Benefícios para sua Empresa Como atrair mais clientes no Google Ads? 5 Passos Tráfego pago e orgânico: Como usar as duas estratégias? Inbound Marketing para B2B: 5 Dicas para Gerar Mais Leads O que é CPC, CPA e CPM no tráfego pago? Descubra Tráfego Pago no Google Ads: Descubra Como Escalar Suas Vendas Tráfego Pago para Delivery: Detonando suas Vendas em Até 100%! Onde Fazer Tráfego Pago: 5 Plataformas