Como usar o marketing esportivo na sua empresa

Marketing esportivo

Marketing esportivo é um tipo de marketing que tem como foco gerar oportunidades de negócio no universo esportivo. É uma prática que está cada vez mais forte e presente, sendo uma ferramenta lucrativa e eficiente para gerar oportunidades.

É um erro acreditar que esse conjunto de ações funciona apenas para alguns segmentos do mercado, na verdade, pode ser usado por diversos tipos de negócios.

Isso porque o marketing esportivo consegue unir consumo e paixão, sendo uma ótima ferramenta para quem procura novos métodos de investir em marketing.

Promover o esporte é muito importante para a sociedade, afinal, sua prática traz mais saúde e qualidade de vida, além de estar relacionado a momentos de lazer. Por exemplo, assistir a uma partida com os amigos é um momento de descontração.

Além disso, as empresas que patrocinam o times ou até mesmo eventos relacionados ao esporte conseguem se destacar muito mais. Entretanto, existe a crença de que somente grandes organizações podem fazer esse tipo de investimento.

Isso não é verdade, por essa razão, este artigo vai explicar a definição de marketing esportivo, mostrar alguns casos de sucesso e explicar como aplicar essa estratégia do jeito certo.

O que é marketing esportivo?

Para compreender o conceito de marketing esportivo, primeiro é necessário saber o que é marketing. De acordo com Philip Kotler, marketing nada mais é do que a capacidade de entregar uma demanda de mercado e gerar lucros.

Primeiro, a marca precisa enxergar ou produzir essa demanda, e não apenas manter o foco nos desejos dos consumidores. É dessa forma que o marketing e as ferramentas conseguem oferecer e promover os produtos e serviços de um mercado.

Por exemplo, uma companhia de pass through hospitalar vai encontrar pessoas que precisam do seu produto ao investir nas estratégias certas.

Agora, no que diz respeito ao marketing esportivo, é uma segmentação que tem como propósito gerar oportunidades de negócios dentro do mundo dos esportes, utilizando as modalidades como ferramenta para as estratégias de marketing.

Em outras palavras, trata-se da criação e execução de artifícios de marketing no meio esportivo e tudo o que envolve elementos como:

  • Marcas;
  • Clubes;
  • Times;
  • Atletas;
  • Equipamentos;
  • Personalidades.

As primeiras estratégias de marketing esportivo surgiram no início da década de 1920, quando uma empresa liderou a fabricação de tacos de beisebol.

Cases de sucesso

Ao longo dos anos, várias estratégias de marketing esportivo foram um grande sucesso, e dentre as que mais se destacam estão:

Palmeiras e Parmalat

O Palmeiras fez uma parceria com a empresa Parmalat que fez muito sucesso por conta de uma boa gestão esportiva do clube, contratando jogadores de peso.

Também investiu em grandes estratégias de marketing, transformando a década de 1990 em uma sucessão de vitórias. Entre os anos de 1992 e 2000, foram 11 títulos conquistados, como a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro.

Zurich Seguros

A Zurich Seguros é uma empresa muito conhecida quando se trata de marketing esportivo. Uma de suas maiores ações ocorreu em 2012, durante o jogo entre Santos e Palmeiras no Campeonato Brasileiro.

Uma empresa de demolição de casas antigas pode tomar essa estratégia como exemplo porque a torcida presente no estádio ficou confusa quando viu as equipes de Corinthians e São Paulo entrando em campo.

Depois da surpresa, os jogadores mostraram uma faixa com a propaganda da empresa e o locutor mostrava que se tratava de uma ação promocional, com os seguintes dizeres:

“Ainda não inventamos seguro contra alterações no calendário. Mas você pode contar com a Zurich Seguros para cuidar de seus bens, da sua vida e do seu futuro”.

Vôlei nacional

O vôlei brasileiro começou a se destacar em grandes competições a partir da década de 1990, atingindo seu ápice entre os anos de 2000 e 2010.

Tanto a seleção feminina quanto masculina ganharam diversos títulos importantes e consolidaram o país como uma grande potência dentro do vôlei.

Para um fabricante de concreto usinado para baldrame, essa estratégia é um grande exemplo porque as equipes de vôlei começaram a ser valorizadas e ganharam muitos patrocínios e parcerias.

A Superliga de Vôlei começou a se destacar e a ser comparada com grandes eventos esportivos. Com isso, várias empresas começaram a destacar suas marcas durante as transmissões de jogos, tanto nas quadras quanto nos uniformes da equipe.

Penalty e Vitória

Com uma campanha intitulada “Meu Sangue é Rubro-Negro”, a marca esportista Penalty investiu patrocínios no time Vitória para divulgar uma ação que promovia a doação de sangue.

A companhia substituiu o vermelho do uniforme pela cor branca, e conforme as duas ações alcançavam as metas, a coloração voltava ao tom original.

É uma estratégia inspiradora para qualquer empresa, como uma de conserto face ID iPhone X porque, na época, as doações de sangue aumentaram 50% no Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia).

Guaraná Antártica e Seleção Brasileira

Desde o ano 2000 que o Guaraná Antártica é um dos principais patrocinadores da seleção Brasileira de futebol e investe muito nessa parceria para promover eventos, produtos e propagandas relacionados à promoção de jogadores e da própria equipe.

Uma das campanhas de maior destaque aconteceu em 2011, quando a marca de refrigerantes utilizou a imagem de Neymar para estampar suas latas, como uma preparação para a Copa do Mundo de 2014.

Como fazer marketing esportivo?

Para aplicar o marketing esportivo em uma empresa esportiva, é necessário seguir algumas estratégias importantes. Algumas das principais opções de investimento são:

Presença em eventos esportivos

Os eventos esportivos geram grandes oportunidades para a organização criar um bom relacionamento com o público que gosta de esportes.

Um fabricante de motoredutor weg tem como opção patrocinar ligas, competições e torneios, além de criar uma ação sensorial dentro de um evento específico.

Para muitas marcas, vale a pena ter um estande dentro do evento para proporcionar uma experiência mais próxima ou até mesmo utilizar a realidade virtual.

Independentemente da estratégia usada, os eventos esportivos sempre funcionam e são ótimas oportunidades para interagir com o público.

Anúncios em estádios

Outra alternativa é anunciar em um estádio, e mesmo que essa prática exija um alto investimento, é infalível e traz excelentes resultados.

Isso acontece porque o anúncio não vai aparecer apenas para as pessoas que estão no estádio, mas também para quem está assistindo à partida pela televisão.

É um anúncio que transmite o logotipo da marca, mas, se a companhia preferir, pode criar um comercial de TV que será transmitido durante a exibição do jogo na televisão.

Patrocínio

Um fabricante de forro de gesso quarto pequeno também pode optar pelo patrocínio, uma das estratégias mais comuns dentro do marketing esportivo.

A marca vai financiar um time ou atleta para receber anúncios em troca, sendo uma forma de colocar o nome da marca na camiseta do uniforme ou em banners durante a partida.

A maior vantagem do patrocínio é que essa estratégia gera brand awareness, aumentando a consciência e a visibilidade sobre a marca.

Licenciamento

O licenciamento é uma estratégia que autoriza o uso do nome para comercializar produtos e serviços relacionados ao atleta, entidades esportivas e times.

O direito é concedido por tempo limitado, recebendo em troca remunerações que costumam ser definidas como um percentual em relação às vendas realizadas.

Por exemplo, assim como um salão de beleza especializado em dia da noiva pode oferecer alguns brindes com seu logotipo, também é muito comum ver canecas e acessórios com a estampa de um time em uma loja.

Isso só acontece quando ocorre uma negociação por licenciamento, entretanto, a companhia precisa ser muito cuidadosa para não negociar produtos falsificados ou não oficiais.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental, inclusive quando se trata de marketing esportivo. A organização pode produzir materiais para impactar torcedores em seus canais digitais, como o blog e redes sociais.

Isso é muito interessante porque as pessoas estão cada vez mais conectadas e o público do esporte também pesquisa informações sobre seus times na internet.

Uma empresa de aluguel impressora laser, por exemplo, pode investir em guest post com blog de esporte, criar conteúdos para as redes sociais e até mesmo investir em ações digitais interativas com os torcedores, como no caso dos desafios.

Por fim, também tem como opção pagar para que um atleta influenciador fale sobre a marca em suas redes sociais.

Considerações finais

Investir em marketing esportivo é uma maneira inteligente de colocar o nome do negócio no meio dos principais times e modalidades de esporte do Brasil e do mundo.

Existem várias possibilidades de investimento, e tudo o que a empresa precisa fazer é encontrar aquela que mais combine com seu perfil e objetivos, tudo dentro de suas possibilidades e de sua realidade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE TEMA? COMENTE!

Receba no seu E-mail

Somos mais de 8k pessoas que recebem nossas dicas de marketing por e-mail. Junte-se Também!

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade

Benefícios que uma agência pode oferecer em 2024? Tráfego Pago para Empresas Iniciantes: 5 Dicas de Ouro O que uma agência de marketing oferece? Terceirize em 2024! Mensalidade de uma Agência de Google Ads em 2024 Como Avaliar Meu Site no Google? Qual o Valor de um SEO e Seus Benefícios para Sua Empresa? Como escolher uma agência de marketing para minha empresa? O que é SEO básico e como melhorar meu site Como Fazer SEO no Meu Site? Guia 2024 Como Criar um Blog do Zero