É o fim de uma era – o Google decidiu parar de oferecer suporte ao Analytics Universal, o que significa que agora é a hora de atualizar para a solução de medição de próxima geração: GA4.
O Google recentemente explicou exatamente o que vai acontecer e quando. Conforme declarado em seu comunicado de imprensa:
-
Até 1º de julho de 2023, você pode continuar usando e coletando novos dados em suas propriedades do Universal Analytics.
-
Após 1º de julho de 2023, você poderá acessar seus dados processados anteriormente em sua propriedade do Universal Analytics por pelo menos seis meses. Sabemos que seus dados são importantes para você e recomendamos que você exporte seus relatórios históricos durante esse período.
-
Nos próximos meses, forneceremos uma data futura para quando as propriedades existentes do Universal Analytics não estarão mais disponíveis. Após essa data futura, você não poderá mais ver seus relatórios do Universal Analytics na interface do Analytics nem acessar seus dados do Universal Analytics por meio da API.”
Lembre-se: todas as anotações adicionadas às suas propriedades do Universal Analytics serão perdidas – a menos que você tome medidas para salvá-las – mais sobre isso mais tarde.
O Que você Vai Ler Aqui!
ToggleComo posso exportar dados da minha propriedade do Analytics Universal?
Atualmente, existem várias maneiras de exportar dados de sua propriedade do Universal Analytics.
-
Exporte relatórios individuais nos seguintes formatos:
-
CSV
-
TSV
-
TSV para Excel
-
Excel (XLSX)
-
Planilhas Google
-
PDF
-
Use a API de relatórios do Google Analytics para exportar dados.
-
Os clientes do Google Analytics 360 também podem exportar para o BigQuery .
Como fazer upgrade do Analytics Universal para a propriedade do GA4?
Vá para a área de administração e procure a coluna ‘Propriedade’. Você deverá ver o ‘GA4 Setup Assistant’ na parte superior da coluna. Clique nele para iniciar o assistente de atualização.
Crie uma nova propriedade do GA4 clicando aqui
Agora, o assistente descreve algumas coisas essenciais que você deve ter em mente:
-
Sua nova propriedade do GA4 não terá dados históricos. Como sua nova propriedade não terá dados históricos, você precisará manter a propriedade do Universal Analytics para visualizar esses dados.
-
Ele copiará apenas as configurações básicas. Apenas as configurações mais básicas serão copiadas. Isso significa que você não deve esperar que ele copie personalizações mais avançadas, como metas ou filtros.
-
A Medição Aprimorada será habilitada. Esse recurso rastreia automaticamente determinadas ações em seu site, incluindo clicar em links externos, assistir a vídeos incorporados, baixar arquivos e rolar.
-
Se você usa o Gerenciador de tags do Google, verá uma mensagem informando que precisa instalar uma nova tag