A cada dia que passa aparecer em primeiro nas pesquisas está cada vez mais competitivo, e na medida que essa competição aumenta técnicas vão surgindo no meio do marketing digital para ajudar sites e blogs ranquearem melhor nos buscadores. O SEO on page básico é a melhor forma de começar a se destacar na SERP dos buscadores, e no artigo de hoje vamos te dar dicas para começar aparecer sem precisar de contratar um profissional de SEO.
Bom, e se falando em SEO on page, a maioria dos profissionais de marketing voltado para SEO pensam que a utilização de palavras-chave vai fazer com que seu site apareça melhor nas pesquisas, embora isso não seja um erro, as palavras-chave deixaram de ser a principal configuração de ranqueamento de um site, existem outras formas que acabam sendo até mais uteis para ajudar seu site.
Embora otimizar uma página não seja tão simples assim, ainda é indiscutível a parte fácil de se fazer SEO. Os serviços de otimização de páginas ainda são bastantes caros e acaba não sendo a realidade de muitas empresas de pequeno e médio porte, então as buscas por facilidades na configuração dominam o topo das pesquisas no Google e YouTube.
Caso você realmente seja uma empresa e queira otimizar seu site 100% para ele competir de igual para igual com seus concorrentes na SERP dos buscadores, a recomendação é recorrer a um profissional ou uma agência especializada em SEO. Agora caso você seja um iniciante na área de SEO e/ou queira aprender otimizar seu site por conta própria, este artigo é ideal.
O Que você Vai Ler Aqui!
ToggleSEO On Page: O que é SEO na página?
SEO na página ou on page, como os profissionais mencionam, é uma técnica para otimizar o seu site internamente para que ele esteja apto a aparecer nas pesquisas. Essa é a primeira configuração de SEO que deve ser feita, afinal é ela que notificará os buscadores sobre os conteúdos contidos em seu site.
SEO na página (também conhecido por SEO no site) é a prática de otimizar páginas da web para obter uma posição mais elevada nos motores de busca. Inclui otimizações para conteúdo visível e o código-fonte HTML.
Em sua última atualização, o Google procura o resultado de pesquisa mais relevante para determinada pesquisa, então o seu algoritmo procura outros conteúdos relevante em sua página e informa ao Google.
SEO On Page: O que é SEO na página?
Ao criar um briefing de criação de conteúdo para SEO você deve considerar o objetivo do seu artigo, ou da sua página. Somente assim conseguirá trabalhar melhor o SEO na página e informar ao Google e demais buscadores qual é a informação relevante que se encontra ali (pagina).
Seu conteúdo precisa respeitar os princípios básicos dos buscadores, afinal acredito que o seu objetivo não é apenas ter um site “apenas por ter” você quer que ele receba visitantes e esses visitantes convertam em suas páginas ou artigos. Então pensando nisso, os buscadores definiram que seu artigo precisa respeitar as seguintes regras.
- Seja relevante
- Seja minucioso
- Seja único
- Seja claro
SEO On Page relevante
Relevância é sem dúvida a parte mais importante do SEO na página, o que significa alinhar o seu conteúdo com a intenção de pesquisa. Deixe de dar aos utilizadores o que eles querem e as suas chances de se posicionar são quase nulas.
Em suma, para que seu artigo tenha um bom posicionamento, além dessas dicas, ele precisa respeitar as regras dos 3Cs, sendo a base de todos os buscadores para decidir se seu conteúdo é relevante ou não.
O que são 3Cs na pesquisa?
- Tipo de conteúdo: Os tipos de conteúdo geralmente enquadram-se num de cinco grupos: artigos no blog, produto, categoria, páginas de destino ou vídeos.
- Formato do conteúdo: O formato do conteúdo aplica-se principalmente a publicações de blog, já que geralmente são instruções, listas, notícias, artigos de opinião ou críticas.
- Ângulo do conteúdo: Ângulo do conteúdo refere-se ao principal ‘argumento de venda’ do conteúdo. Por exemplo, quem procura “como fazer café com leite” parece querer saber como fazê-lo em casa — sem equipamento especializado.
SEO On Page minucioso
Geralmente, a maioria dos criadores de conteúdos em sites norteiam seus artigos com a intenção voltada inteiramente na forma que o usuário irá buscar na SERP dos buscadores, deixando de se atentar no conteúdo minucioso.
Para aparecer e merecer o primeiro lugar nas pesquisas, principalmente no poderoso Google, o conteúdo precisa, além de cumprir as regras dos 3Cs, precisa entregar o que promete no título. Por exemplo: “como fazer arroz” ao decorrer do artigo o usuário precisa de fato aprender como fazer o Arroz, caso isso não aconteça você seja inteiramente rejeitado nas pesquisas.
SEO On Page único
Os seus artigos e páginas precisam serem únicas e tratarem apenas do assunto ao qual o usuário entrou para consumir, de certo modo que o mesmo não precise sair do seu site para consumir o mesmo conteúdo em demais concorrentes. Dessa forma, trabalhar com subtópicos ou subtítulos é a melhor opção para fazer seu conteúdo ranquear melhor.
Um exemplo ótimo a ser usado são os artigos em blog, se o usuário veio da SERP com o título “como fazer arroz” além do artigo, ensinar a fazer arroz, o usuário precisará de saber de mais dicas e é aí que os subtítulos entram no artigo. Exemplo:
Título: Como fazer Arroz”
Sub 1: Como fazer meu arroz ficar branquinho
Sub 2: Como fazer meu arroz ficar soltinho
Sub 3: Como consumir meu arroz após congelado
Sub 4: Outras opções de receita de arroz caseira
SEO On Page Seja Claro
Acredito que o subtítulo é bem claro e objetivo! Artigos claros e objetivos também são requisitos para que os buscadores ranqueiem melhor seus conteúdos na SERP. Por favor, não confunda objetividade com conteúdos curtos.
A dica é que ao anunciar um tópico, no primeiro parágrafo do tópico já discorra de forma clara e objetiva o conteúdo, e use os próximos parágrafos para se aprofundar no assunto.
SEO On Page: O que uma agência de SEO faz?
A agência ou o profissional de SEO (Search engine optimization) será o responsável em fazer com que seu site se destaque nas primeiras posições da SERP dos buscadores, em especial do Google.
Embora muitos acham que fazer SEO se resume em apenas um artigo ou em um tutorial de YouTube, a Agência por trás desse trabalho tem a missão de otimizar todos os artigos, imagens, vídeos, textos, páginas e até mesmo o código-fonte do site, além de acompanhar os concorrentes e as tendências de pesquisa na SERP.
Aqui no Brasil, muitas empresas preferem depender a vida toda do Google com tráfego pago, aquele que você para o Google levar visitantes para seu site, o SEO está crescendo, mesmo que lentamente, com algumas agências especializadas em criação de conteúdos e otimização de sites e Blogs.
Conheça nossos serviços de criação de conteúdos e inbound marketing
Por mais que de início não pareça tão satisfatório, ao longo tempo os serviços de otimização pode fazer com que uma empresa pare de depender 100% do Google e comece a receber visitantes qualificados e leads diariamente através apenas dos serviços de otimização de SEO.