O Google acaba de lançar um comunicado informando que o Google Analytics Universal será desativado. Analytics 4 é nossa solução de métricas mais avançada e vai substituir o Universal Analytics. Em 1º de julho de 2023, as propriedades do Universal Analytics vão parar de processar hits novos. Se você ainda usa o Universal Analytics, recomendamos mudar para o Google Analytics 4.
Chegou a hora de criar uma nova propriedade do Google Analytics 4 e concluir a configuração. Se sua propriedade do Google Analytics 4 ainda não estiver coletando dados, comece a fazer isso agora. Assim, você terá os insights históricos necessários para medir os resultados ao longo do tempo quando o Universal Analytics deixar de processar hits. Se você já coleta os dados necessários no Google Analytics 4, garanta que toda a configuração foi concluída.
Será possível usar e coletar dados novos nas propriedades do Universal Analytics até 1º de julho de 2023. Depois dessa data, você ainda poderá acessar os dados que foram processados no Universal Analytics por pelo menos seis meses. Sabemos que seus dados são importantes e, por isso, recomendamos que você exporte relatórios históricos
neste período.
Nos próximos meses, informaremos quando o Universal Analytics vai ser desativado. A partir dessa data, não será mais possível ver relatórios do Universal Analytics na interface do Google Analytics nem acessar os dados da plataforma usando a API.
Se tiver dúvidas sobre como fazer a transição para o Google Analytics 4, acesse nossa Central de Ajuda.