Mercados autônomos: a evolução das lojas

mercados

Os mercados autônomos são uma modalidade de negócios em que o cliente pode prestar o autoatendimento, e por isso a loja dispensa a contratação de funcionários.

Nos últimos anos, esse formato de comércio cresceu muito, principalmente durante o ano de 2020 para reduzir os impactos econômicos da crise. É uma modalidade que traz muitas vantagens por conta de uma relação ganha-ganha entre os envolvidos.

Os ganhos são ainda melhores para o proprietário, visto que ocorre o estabelecimento promove mais comodidade, algo que vem sendo cada vez mais procurado pelas pessoas.

Além disso, ele não exige um grande investimento inicial, além de viabilizar o empreendimento sem que para isso seja necessário lidar com folha de pagamento e todos os encargos relacionados à admissão de profissionais.

Existe uma tendência de que o varejo estará presente na vida dos consumidores a qualquer hora do dia, nos sete dias da semana. Isso ajuda a suprir as necessidades do público, mas sem aumentar muito os gastos.

Inclusive, essa possibilidade é exatamente o que torna o mercado autônomo uma grande tendência no setor de franchising.

Mas para investir nessa modalidade, é necessário entender o que é o mercado autônomo, quais são as vantagens desse tipo de loja e como é a funcionalidade desse mercado.

O que são mercados autônomos?

Mercados autônomos, como o próprio nome já diz, é um tipo de comércio em que o consumidor presta o autoatendimento sem precisar de atendimento humano, como caixas e outros funcionários do setor.

O estabelecimento conta com muita tecnologia, possibilitando que os clientes comprem todos os produtos que precisam, por meio de um aplicativo no smartphone.

Além dos supermercados, essa tecnologia também pode ser empregada em estabelecimentos de outros tipos, como no caso de uma loja que vende produtos para veterinário de equinos.

No caso de um supermercado comum, o cliente seleciona os itens, finaliza a compra e faz o pagamento pelo aplicativo. Isso traz muito mais praticidade para as pessoas, principalmente em estabelecimentos dentro de condomínios.

As transações são baseadas em uma modalidade conhecida como honest market (mercado honesto), em que o público é composto por moradores do mesmo espaço, atuando diretamente no espaço de compra.

Em outras palavras, as vendas se baseiam em um princípio basilar em que o cliente pega aquilo que precisa, paga e leva. Isso traz conveniência para o espaço de moradia das pessoas, trazendo mais autonomia e acessibilidade.

Vantagens de mercados autônomos

Os mercados autônomos trazem diversos benefícios, principalmente relacionados à praticidade e segurança, além de oferecer outras possibilidades, como:

  • Funcionamento 24 horas;
  • Segurança para condôminos;
  • Preços acessíveis;
  • Variedade;
  • Supervisão para bebidas alcoólicas.

O espaço pode ser acessível para todos os moradores, inclusive pessoas que utilizam cadeira de roda para cadeirante. Para os consumidores, esse tipo de estabelecimento é muito vantajoso porque é uma instalação que não requer investimentos.

Em outras palavras, o condomínio não precisa fazer um aporte financeiro para ter um minimercado, na verdade, é a empresa responsável que faz toda a instalação e destina parte do lucro como pagamento de aluguel pelo espaço.

Além do mais, o estoque é controlado e abastecido pela organização responsável, evitando que o síndico e a administração tenha que se envolver em alguma coisa. Muito pelo contrário, eles vão colher benefícios e trazer comodidade para as pessoas.

Funcionamento do mercado autônomo

O mercado autônomo é instalado em espaços privativos e essas lojas ficam disponíveis 24 horas por dia, trazendo mais praticidade e facilidade à rotina dos clientes.

É possível fazer isso por meio da tecnologia, visto que as organizações que oferecem esse tipo de micromercado trazem soluções autônomas e utilizam o aplicativo como base para o funcionamento do negócio.

Muitas ainda utilizam a máquina de cartão como forma de pagamento em suas unidades, mas isso atrapalha na hora de conhecer o perfil de consumo dos clientes e oferecer uma experiência satisfatória, além de dificultar o dia a dia da gestão de pontos.

Produtos mais específicos, como sementes crotalaria, não são encontrados nos mercados autônomos, entretanto, esses estabelecimentos oferecem outros tipos de mercadorias.

É um excelente espaço para que as pessoas possam comprar refrigerantes, cervejas, petiscos, alguns produtos de limpeza, produtos de higiene, entre outros comuns no dia a dia.

Para que o condomínio tenha um mercado autônomo, basta fazer um cadastro no site, aguardar o contato de um consultor e ver quais são as expectativas. Geralmente, não é necessário pagar nada e o serviço ainda agrega valor à comodidade das pessoas.

Existem alguns pontos que são verificados como a viabilidade da instalação, espaço disponível, entre outros detalhes do contrato, visto que o local precisa reunir algumas características pontuais para receber a loja.

Quem quer saber onde fazer curso de micropigmentação, precisa procurar no Google para encontrar as melhores instituições de ensino, e os síndicos também podem encontrar excelentes opções de mercados autônomos para os condomínios.

É imprescindível conversar com todos eles para alinhar os aspectos necessários e a própria empresa se responsabiliza pela instalação de gôndolas e geladeiras, além de cuidar da logística rotineira, como limpeza, organização e reposição de produtos.

Também é a companhia que se responsabiliza por qualquer eventual manutenção necessária nos equipamentos.

O crescimento do mercado autônomo

É muito comum que as pessoas associem os mercados autônomos ao formato de vending machine, abarcando vendas realizadas por meio de máquinas. No entanto, há quem acredite que esse modelo é uma evolução do conceito em questão.

Porém, assim como vários outros setores do mercado, o varejo está entrando na era da hiper conveniência. Trata-se de uma definição simples de estabelecimentos em que o público consegue acessar diversas mercadorias necessárias para o momento.

É diferente, por exemplo, de uma empresa que contrata profissionais para fabricação de moldes para rotomoldagem, visto que a aquisição dessa modalidade é completamente diferente das necessidades do dia a dia.

Por exemplo, em um almoço de família no domingo, o morador pode simplesmente ir até o micro mercado e comprar um refrigerante. Tudo se torna muito mais prático, visto que não importa qual é a necessidade do comprador.

Além disso, pode ter acesso a tudo o que precisa em qualquer horário e qualquer dia da semana. O mercado autônomo sempre está disponível, independentemente do horário em que a necessidade aparece.

Espera-se que esse formato ganhe mais espaço, deixando de ser uma comunidade restrita a condomínios de luxo para ser acessível em localizações de diferentes portes.

Como escolher o mercado do condomínio?

Para escolher a melhor opção de mercado autônomo para o condomínio, o síndico precisa considerar a autoridade da marca em primeiro lugar.

Da mesma forma, quando alguém quer comprar viga aço H e analisa o fabricante para se certificar sobre a qualidade do produto, na hora de escolher o micro mercado é crucial saber qual é a força que ele representa no segmento e como é visto na sociedade.

É interessante procurar saber sobre os diferenciais do estabelecimento, visto que uma marca forte constrói uma boa reputação e entrega o melhor para os clientes. Consequentemente, também vai oferecer os melhores produtos.

Muitas pessoas deixam de comprar em determinada loja porque ela não oferece a variedade necessária no dia a dia, e isso também precisa ser questionado na hora de escolher o mercado autônomo para o condomínio.

Existem várias empresas que instalam câmera de monitoramento pelo celular, da mesma forma que existem vários mercados autônomos que variam muito na disponibilidade dos produtos.

Por menor que seja, é imprescindível que ofereça um mix de mercadorias e procure inovar para melhorar a experiência do usuário e fidelizar os clientes.

Além disso, é muito importante saber qual é o processo logístico adotado pelos mercados, pois de nada adianta criar um ambiente bonito e fazer uma bela inauguração para atrair os condôminos se não é possível manter as prateleiras e geladeiras abastecidas.

Primeiro é necessário compreender como funciona o processo logístico para saber se o mercado é capaz de manter o abastecimento e atender as demandas do condomínio.

Para entregar seus produtos sempre no prazo combinado, um fabricante de persiana externa PVC conta com um excelente sistema logístico, e isso é fundamental para qualquer negócio.

Quando se trata de mercados autônomos, dependendo do tamanho do condomínio, a reposição de mercadorias precisa ser frequente e isso demanda tempo, estoque e funcionários.

Considerações finais

Os mercados autônomos são uma modalidade muito em alta hoje em dia por conta da facilidade tecnológica e da rapidez que proporciona no dia a dia dos consumidores.

Em condomínios, traz comodidade para o dia a dia das pessoas, facilitando a aquisição de mercadorias necessárias para o dia a dia, sem que para isso o morador tenha que sair do local para comprar.

Toda essa facilidade e simplicidade tem feito com que os mercados autônomos ganhassem notoriedade, e a tendência é que continue crescendo muito nos próximos anos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer fazer parte da nossa equipe? Então envie o seu portfólio para nosso e-mail [email protected]

Busque por mais conteúdos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

E-book com as melhores técnicas para você treinar seu time de vendas para converter vendedores todos os dias. 

Nossos artigos atingem cerca de 5K de leitores semanais. Se você quer mudar a ralidade do seu marketing digital e aprender mais e mais com nossos especialistas, junte-se ao nossos leitores.