Dicionario SEO

SEO é um conjunto de técnicas e estratégias para sites ficarem melhor posicionados nos buscadores, gerar reconhecimento de marca, aumentar o tráfego e converter mais.
Dica! Pressione ctrl+F em seu navegador para procurar uma palavra ou use a opção de pesquisar em seu celular

% de novas visitas

Número, em percentual, que representa a quantidade de novas visitas recebidas por um site, blog ou e-commerce. Ex: o primeiro acesso do usuário a um portal, cujo endereço eletrônico nunca foi acessado antes por ele, entrará no porcentagem de novas visitas do site, blog ou e-commerce.

AdSense

Ferramenta de anúncios para websites do Google. O serviço exibe publicidade em formatos variados, moderados pelo Google, que podem conter texto, imagem e vídeo. Quando o site está cadastrado para veicular anúncios AdSense, ele pode gerar receita de acordo com os cliques e visualizações.

AdWords

Ferramenta de anúncios pagos do Google. Ex: os donos de empresas que desejam aparecer “na frente” dos concorrentes podem pagar por links patrocinados e aparecerem nos resultados de busca, ou podem pagar para exibir publicidade em sites parceiros do Google. O preço a ser pago pelo anúncio depende da concorrência dos termos escolhidos e da quantidade de cliques na publicidade.

AJAX

É a sigla do termo em inglês “Asynchronous Javascript and XML” (Javascript e XML Assíncronos) que se trata de uma técnica desenvolvida na linguagem Java de programação. “Memoriza” o conteúdo de páginas da web e depois carrega novamente o conteúdo sem a necessidade de novamente recarregar a página inteira.

Alt (atributo de imagens)

Atributo que otimiza as imagens do seu website. Ex: ao adicionar uma foto no seu site ou blog é importante nomeá-la de maneira que o Google entenda o que de fato é a imagem. Assim, quando pesquisarem pelos termos correspondentes as palavras que foram usadas para nomear a figura, as chances do seu conteúdo ou imagem aparecer vão ser maiores. O Alt também serve para acessibilidade dos usuários, de forma que através de softwares de navegação acessíveis, esses sistemas possam ler para um usuário deficiente visual por exemplo qual é o assunto daquela imagem.

API

É a sigla do termo em inglês “Application Programming Interface” (Interface de Programação de Aplicativos). Trata-se de um conjunto de instruções ou regras para acessar algum software ou aplicativo. Por meio de um API softwares e aplicativos “conversam” entre si sem a necessidade de um usuário.

Autoridade

Um dos fatores que determinam o bom posicionamento de um site. Trata-se de uma métrica que avalia fatores externos, como por exemplo, Link Building, conferindo a eles relevância em relação a outros sites que vão aparecer nos resultados do Google ou em outros mecanismos de busca. Ex: a autoridade de um site define o grau de importância do mesmo.

Backlinks

Trata-se de qualquer link que vai apontar para o conteúdo de outro site. Quanto mais backlinks (de qualidade, isso é, de sites com boa autoridade e relevância) um site possui mais valor ou importância ele tem. Para os mecanismos de busca, como o Google, os backlinks funcionam como um voto de credibilidade que ajudam a posicionar o site nos resultados da busca.

Banimento

Regra do Google aplicada quando um site utiliza métodos proibidos para ter mais relevância ou manipular os resultados de pesquisa. O banimento é a regra mais severa do Google, que desindexa o site e todo o seu conteúdo apagando todas as informações dos resultados de busca. Geralmente o banimento não tem volta, mesmo solicitando a reconsideração do Google.

Black Hat

Usar as técnicas de SEO de maneira irregular. Ex: tentar levar vantagem com estratégias que são consideradas de “má-conduta” ou “antiéticas” pelo Google. Trata-se de uma maneira de manusear os algoritmos do Google na tentativa de mostrar ao mecanismo de busca que um site é relevante quando na verdade não é.

Blacklist

Lista de endereços IP, domínios e e-mails que foram classificados como spam. Quando um site entra numa blacklist as mensagens não chegam aos destinatários, vão direto para a caixa de spam. Geralmente as listas de e-mails compradas e determinados termos são alguns dos motivos para um domínio entrar numa blacklist.

Bot

É o diminutivo da palavra em inglês “robot”, que significa robô. Trata-se de um software que tem a capacidade de seguir um padrão e simular ações humanas. Essa tecnologia pode ser perigosa se mal usada, assim como o bot pode indexar conteúdo, ele também consegue fraudar informações e fazer mau uso de dados.

Bounce Rate

É um termo em inglês que significa “taxa de rejeição”. A taxa de rejeição ou bounce rate indica como um site ou blog é visto pelos usuários. Quando a porcentagem é alta significa que a página não está atrativa ao visitante, já a porcentagem baixa ou zerada significa que o usuário gosta do que está vendo. A taxa de rejeição é obtida quando o usuário sai de uma página de entrada sem nenhum tipo de interação com ela. Vale lembrar que o bounce rate (ou taxa de rejeição) varia muito de acordo com o tipo de site. Blogs costumam ter uma taxa de rejeição muito maior que um e-commerce por exemplo.

Breadcrumb

É um termo em inglês que significa “migalha de pão”. Os breadcrumbs auxiliam os usuários a navegarem em sites que possuem muitas páginas e também indicam a hierarquia das páginas dele.

Bridge Page

É uma página intermediária a partir da qual os usuários são levados para a página de web real. A página ponte contém termos de busca que são relevantes para a ferramenta de busca e, desta forma, melhoram a classificação da página da web vinculada em relação aos termos de busca usados. Não estão em conformidade com as regras básicas dos provedores de ferramentas de busca e, portanto, terminam como Black Hat SEO.

Cache

Trata-se de um espaço de armazenamento temporário de informações (ou dados). O cache do navegador memoriza as páginas que o usuário acessa com maior frequência, dessa maneira, nos próximos acessos que o usuário fizer a página, ela será carregada mais rapidamente.

Call to action

É um termo em inglês que significa “chamada para ação”. O call to action ou chamada para ação é o que estimula o usuário a realizar uma ação (clicar num link, acessar uma página, fazer um teste online, baixar algum material etc). Geralmente, o call to action é representado por um hiperlink ou imagem.

CF (Citation Flow)

É um termo em inglês que significa “fluxo de citação”. Trata-se de uma métrica criada pela empresa Majestic que serve para verificar o potencial de influência de um domínio sobre os links que apontam para ele. Quanto mais links vindos de domínios de média e alta autoridade apontarem para um site, maior será o índice de CF (citation flow) dele.

Cloaking

Trata-se de uma técnica de SEO que apresenta para os mecanismos de busca um conteúdo diferente do que apresenta para o usuário. A técnica cloaking é considerada black hat por tentar camuflar os robôs de busca e assim exibir uma página que normalmente não teria relevância para os usuários.

Consulta

Trata-se da ação que irá exibir uma ou mais informações. Ex: ajuda a encontrar dados num banco de dados para posteriormente trabalhar com eles. Uma consulta pode puxar as informações de diversos locais e exibi-las de uma única vez.

Conteúdo duplicado

Trata-se de duas páginas que exibem o mesmo conteúdo, mas com urls diferentes. Geralmente, o conteúdo duplicado diminui o posicionamento do site nos resultados de busca, visto que os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, procuram exibir resultados variados e diversificados aos usuários.

Conversão

Trata-se de uma métrica em estratégias de marketing que mede o resultado de uma campanha online. Geralmente, a conversão é o principal objetivo de uma campanha de marketing, isso se dá quando os acessos a um site atingem um número pré-determinado de alguma ação específica do usuário (ex: finalizar uma compra, realizar matrícula, etc).

Cookies

São arquivos usados por sites para armazenar informações dos visitantes. Os cookies ficam gravados no computador dos usuários e posteriormente podem ser aproveitados pelos sites que os utilizaram enquanto o usuário navegava.

CPC

É a sigla de custo por clique. Trata-se do valor médio cobrado por um clique num anúncio feito pelo Google adwords. O cálculo do CPC é feito pela divisão do custo total dos cliques no anúncio pelo número total de cliques no mesmo.

Crawler

É um termo em inglês que significa “rastreador”. Trata-se de um software que faz uma espécie de varredura sistemática e metódica na web levando em conta informações relevantes a ele. Também considerado um bot, o crawler é usado pelos mecanismos de busca para procurar e indexar páginas de um site.

CTR

É a sigla de click through rate. Trata-se de uma métrica de marketing digital que avalia ou mede a eficácia das campanhas online. A CTR é medida pelo número de cliques no anúncio dividido pelo número de vezes que o mesmo apareceu. É como se a CTR mensurasse a qualidade do anúncio.

Domain Authority (DA)

Termo em inglês que significa “autoridade do domínio”. É um indicador de qualidade que analisa uma série de fatores que demonstram a relevância de um domínio. Sites que possuem alto Domain Authority, na sua maioria, estão mais bem ranqueados do que seus concorrentes.

Description (tag)

É um dos elementos importantes nas estratégias de SEO. A description tag ou meta description é um pequeno texto localizado abaixo dos títulos dos links que aparecem nos resultados de busca. Geralmente, a description tag sinaliza para o search engine qual o assunto geral do site, assim, quando houver uma pesquisa com termos relacionados a ele, os mecanismos de busca poderão exibi-lo na página de resultados.

Domínio

Trata-se da identidade de um site na internet. É o caminho ou endereço que vão levar seus clientes ou visitantes até seu conteúdo. Ex: www.consultoriadigital.com.br identifica o site da empresa Consultoria Digital. Os domínios são únicos, não existe chance de existir dois nomes de domínios iguais.

Doorway Page

Trata-se de uma técnica de SEO considerada black hat. Doorway Page são páginas criadas com a intenção de manipular os mecanismos de busca, através de determinados termos, enviando os usuários para uma página diferente daquela em que entraram, e assim atingir uma boa posição nos resultados de busca.

Google Analytics

Trata-se de uma ferramenta do Google cujo objetivo é acompanhar e monitoras as visitas e as principais métricas de um site. O Google Analytics é gratuito e ajuda a entender o comportamento dos usuários que acessam o site. Através dele é possível saber o número acessos, tempo, localização entre outros dados que ajudam a avaliar se a estratégia de marketing que está sendo utilizada é relevante ou não, assim como entender o desempenho do site e analisar o público alvo.

Google Trends

Trata-se de uma ferramenta do Google que mostra os termos e assuntos mais populares em um determinado período de tempo. Essa ferramenta ajuda a planejar campanhas baseadas nos termos mais relevantes, além de mostrar gráficos com a frequência em que um determinado termo é buscado em várias partes do mundo e em diferentes idiomas.

Google Webmaster Tools

Trata-se de uma ferramenta do Google para monitoramento de um site pelo Webmaster responsável. O Google webmaster tools é bastante útil nos trabalhos de otimização de um site. A ferramenta mostra como o Google vê o seu site. Hoje, é conhecido como Search Console.

Googlebot

Trata-se do robô de rastreamento do Google. O googlebot também é conhecido como indexador, pois é utilizado para indexar páginas e armazenar informações das mesmas. O robô do Google faz uma espécie de varredura na internet mapeando todos os links existentes e armazenando o conteúdo deles.

Gray hat

Trata-se de uma prática de SEO que mistura white hat e black hat, por isso, o nome gray hat. A prática de gray hat é caracterizada quando apesar de utilizar técnicas de white hat, não há uma preocupação em se esquivar das técnicas black hat, muitas vezes até seguindo uma tendência ao uso do black hat para atingir um ranqueamento rápido.

Head tail

Trata-se de uma das classes de palavras-chave. A head tail é constituída por apenas uma ou poucas palavras-chave, portanto, podemos dizer que é um termo muito genérico. Ao usar as Head Tails a concorrência será maior para conseguir um bom posicionamento nos resultados de busca.

Heading Tags

São usadas na estruturação de uma página para indicar o que é mais relevante nela. Também servem para orientar os mecanismos de busca sobre as partes principais da página e melhorar a experiência de navegação do usuário. As heading tags são descritas como “H1”, “H2”, “H3” até “H6” de acordo com o seu nível de importância. A heading tag “H1” é classificada como a mais importante numa página.

Inbound Links

Trata-se de links que apontam para sua web página, mas que vem de outros sites.

Index

É um termo em inglês que significa “índice”. É como se fosse um banco de dados utilizado pelos mecanismos de busca que contém informações de todos os sites que os mesmos já indexaram.

Keyword density

Trata-se da densidade da palavra chave (keyword). Nada mais é do que a quantidade de vezes em porcentagem que o termo aparece na página. Os mecanismos de busca se baseiam na densidade da keyword para determinar a relevância e a categoria do tema.

Keyword stuffing

Trata-se de uma técnica black hat, provavelmente uma das mais antigas que existe. A keyword stuffing se dá quando o mesmo termo é usado repetidas vezes (repetições abusivas no texto e no código-fonte da página) na tentativa de conseguir um bom posicionamento para o site.

Keyword

É um termo em inglês que significa palavra-chave. As keywords são os termos principais (palavras-chaves) que mostram o tema principal de uma determinada página na internet.

Landing pages (páginas de destino)

Trata-se de uma página onde o objetivo é a conversão. Seja realizar uma venda, solicitar uma informação ou contato, deixar um número de telefone e etc.

Link

Trata-se de um elemento clicável de uma página WEB, que pode direcionar o usuário para uma outra página do mesmo site (links internos) ou para um outro domínio (links externos ou backlinks).

Link Building

Trata-se do conjunto de técnicas de otimização SEO para conseguir links de outras páginas, que adicionem relevância a um site em relação aos mecanismos de busca, por exemplo, Google. O uso de link building é extremamente valioso para um bom rankeamento nos sites de busca.

Link Dofollow

Trata-se de um link que é seguido por motores de busca como Google e Bing. Um link dofollow abrange qualquer link que não contenha a tag rel=“nofollow”. Quando seu site recebe links dofollows ele ganha mais relevância. O link Dofollow serve para enviar uma parcela do juice de um site para outro.

Link Farm

É um termo em inglês que traduzido significa “fazenda de links”. O link farm é uma técnica black hat, trata-se de uma maneira de enganar os motores de busca. O conceito é criar um conglomerado de sites que vão trabalhar para aumentar a relevância deles mesmos para os algoritmos do Google.

Link juice

Trata-se de uma quantia da autoridade passada de uma página para outra por meio de um link. Existe uma preocupação em controlar como o link juice é distribuído num, com a finalidade de privilegiar as páginas mais importantes, passando mais autoridade e relevância para elas.

Link nofollow

Um link nofollow é uma maneira de dizer aos mecanismos de busca tais como Bing, Google, etc, para não seguir os links daquela página e dessa forma, não passar juice.

Links internos

Trata-se de links em uma página que apontam para outras páginas dentro de um mesmo site. Os links internos permitem melhor navegação para os usuários, indicando os conteúdos mais relevantes para o usuário.

Long tail

Termo em inglês que significa calda longa. Trata-se de uma das classes de palavras-chave. A long tail é um termo formado por, geralmente, três ou mais palavras que ajudam a subir nas posições de buscas. Apesar de possuir menos quantidade de buscas, apresentam menos concorrência e maior taxa de conversão.

Mecanismo de Busca (Motores de Busca ou Search Engine)

Trata-se de um conjunto de softwares programados para encontrar informações armazenadas na web, tais informações são obtidas pelos mecanismos de busca através de palavras chave indicadas pelo usuário. Alguns dos motores de busca mais populares são o Google, Yahoo e Bing.

Meta tag

Trata-se das linhas de código HTML que descrevem o foco do seu site para os mecanismos de busca.

Nofollow (tag)

Nofollow é um atributo não padrão do HTML que determina quando um link não deve influenciar no rankeamento do seu site. A tag Nofollow é utilizada da seguinte maneira: <a href=”www.pagina.com.br” rel=”nofollow” title=”Minha Página”>texto âncora</a>

Off page

Trata-se das estratégias de SEO que não envolvem os elementos on-page de um site, como por exemplo, link building.

On page

Trata-se de todas as estratégias SEO utilizadas na codificação de um site. Sendo assim, são todas as estratégias relacionadas com a otimização do conteúdo de uma página, tais como a escolha de um título que contenha as palavras chave definidas, subtitle, meta description e ainda outros itens relevantes.

Orgânico

Trata-se do resultado natural de uma pesquisa nos mecanismos de busca. As estratégias de SEO são um dos fatores que ajudam um site a aparecer numa busca orgânica. Diferente dos links patrocinados, os resultados orgânicos não são pagos pelo clique do usuário, por isso o trabalho de SEO é extremamente importante para quem deseja ter seu conteúdo exibido na lista de resultados orgânicos do Google, Bing e assim por diante.

Outbound Link

Trata-se dos links de saída ou links que direcionam o usuário para outros sites. Também podemos chamar os outbound links de links externos, eles são bastante importantes nas estratégias de SEO, links autoritários aumentam o potencial do seu site de aparecer nos resultados apresentados pelos motores de busca.

PA (Page Authority)

Termo em inglês que significa “Autoridade da Página”. Trata-se de uma métrica para avaliar uma página específica ou avaliar a “autoridade” da página.

Page Rank

Trata-se de uma métrica que o Google utilizava para entender a relevância ou importância de um determinado site em relação a outros. O page rank informava o posicionamento do site e ia de zero a dez, sendo atualizado a cada três meses. Essa métrica foi desenvolvida por Larry Page no ano de 1995. Atualmente, essa métrica não é mais atualizada.

Page views (visualizações de páginas)

Trata-se de uma métrica utilizada para medir a qualidade das visitas de uma página específica de um site.

Redirecionamento

Trata-se de uma maneira de mudar a direção do usuário, por exemplo, redirecionando para uma nova página ou site.

Referência (tráfego)

Trata-se dos visitantes que acessam o seu site através de links diretos de outros sites, ao invés de acessar seu conteúdo diretamente ou através dos motores de busca.

Relevância

Trata-se dos sites que apresentam conteúdos importantes ou relevantes para os usuários de acordo com os motores de busca.

Robots.txt

Trata-se de um arquivo na raiz do site. O robots.txt é um arquivo no formato .txt (texto) que indica as partes do site que você não deseja que sejam acessadas pelos motores de busca. É como se fosse um filtro que controla qual informação de um site deve ou não deve ser indexada pelos sites de busca.

ROI

É a sigla para o termo em inglês “Return on Investment” (Retorno sobre Investimento). Trata-se da a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento e o montante de dinheiro investido. Geralmente, o termo ROI é usado para publicidade.

RSS

É a sigla para o termo em inglês “real simple syndication”. O RSS é feito em linguagem XML e normalmente mostra um grande volume de dados que uma página na internet contém, porém, de forma resumida. Trata-se de um padrão que permite aos donos de sites divulgarem seu conteúdo através de um link que irá conter o arquivo RSS.

Sandbox

Trata-se do nome dado ao tempo que leva para um site ser desenvolvido e então ser indexado pelo Google. Durante esse período de tempo o site, não costuma aparecer nos resultados de buscas orgânicas.

Search Console

Trata-se de um serviço gratuito do Google. O search console é uma ferramenta que mostra como o Google enxerga seu site, com ele é possível monitorar o desempenho e manter a presença do seu site nos resultados da busca.

SEM

É a sigla para o termo em inglês “Search Engine Marketing” (marketing em sites de busca). Trata-se de uma estratégia de marketing utilizada para promover sites através do aumento de visibilidade nas páginas de resultados por meio de links patrocinados e SEO.

SEO

É a sigla para o termo em inglês “Search Engine Optimization” (otimização dos motores de busca). Trata-se do conjunto de táticas para aumentar os acessos de um site, e melhorar o posicionamento do mesmo de maneira orgânica, nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

SERP

Sigla para o termo “Search Engine Result Page” (Página de Resultados). Trata-se de um termo técnico para representar as páginas que exibem os resultados num site de busca da internet, é como se fosse uma lista de respostas as perguntas feitas por usuários.

Sessões

Trata-se de uma área do Google Analytics que mostra as interações que acontecem no seu site num determinado período. É como se fosse um conjunto de interações/ações que os usuários realizam dentro do seu site. Um único usuário pode abrir várias sessões no mesmo dia, semana ou mês. As sessões agrupam todas as ações executadas pelo usuário dentro do site. Ao abrir um site, o usuário abre uma nova sessão. Após 30 minutos de inatividade no site, essa sessão é encerrada e depois uma nova é aberta.

Sinais sociais

Trata-se das ações realizadas em redes sociais. Ex: curtir, comentar e compartilhar determinada página ou link.

Sitelinks

Trata-se do conjunto de links adicionais que aparecem junto com os resultados de um site na SERP. Os sitelinks são selecionados por um algoritmo do Google e ajudam os usuários a navegar no site, com o intuito de poupar tempo e conduzir o usuário direto para o que ele procura.

Sitemap

Termo em inglês que significa “mapa do site”. Trata-se de um arquivo com uma série de links de onde é possível obter todas as páginas de um site, ou no mínimo as que são consideradas principais. Existem dois tipos de sitemap: HTML e XML.

Spam

Trata-se de um conteúdo eletrônico indesejado. O spam pode ser caracterizado como spam de e-mail e spam de conteúdo, a diferença está na maneira como ele é exibido para o usuário. Geralmente, o spam de conteúdo é aquele que apresenta técnicas black hat, conteúdo duplicado ou superficial e links para sites de má qualidade. O Google detecta a maior parte dos spans de conteúdo e pode rebaixar as páginas ou o site inteiro e até mesmo excluí-los quando são usadas técnicas agressivas.

Status HTTP

Trata-se de códigos (compostos por três dígitos numéricos) enviado pelo servidor HTTP para informar o resultado de uma solicitação de dados. O HTTP é o protocolo responsável por fazer a ligação entre o usuário e o servidor. Para que essa ligação seja realizada de maneira certa, existem os códigos de resposta, que mostram o status do HTTP, a resposta para sua solicitação. O código 200 dignifica que aquela solicitação foi concluída e recebida com êxito; O status 404 indica que aquela solicitação não pôde ser encontrada *uma página que saiu do ar por exemplo); 301 significa que determinado elemento que o usuário solicitou foi movida permanentemente para outro endereço (vide redirecionamento).

Tag

Termo em inglês que traduzido significa “etiqueta”. Trata-se de uma maneira de organizar e classificar informações na web. A grosso modo, as tags na internet são palavras que servem como etiquetas identificadoras e ajudam na hora de organizar informações, agrupar palavras que recebem a mesma marcação, e assim ajudar a encontrar outras relacionadas. As tags também são elementos HTML usados na hora da construção do código de um site.

Taxa de amostragem

Trata-se de uma parte dos usuários que trafegam no seu site. No Google Analytics, por exemplo, a amostragem é a prática de selecionar um subconjunto de dados do seu tráfego e gerar relatórios sobre as tendências identificadas nesse conjunto de amostra.

Taxa de conversão

Trata-se de uma métrica para acompanhar os resultados de vendas de um site. A taxa de conversão não mede apenas os números associados às vendas, também é uma métrica usada para mensurar outros resultados online.

Taxa de rejeição

Trata-se do percentual de sessões nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela. Essa taxa se baseia apenas nas sessões iniciadas por ela.

Taxa de saída

Trata-se da porcentagem em que uma página foi a última na sessão para todas as exibições de página.

Tempo de carregamento

Trata-se do tempo que um site leva para apresentar seu conteúdo completamente carregado para o usuário. O tempo de carregamento de um site depende de uma série de fatores, que podem ser locais, como a conexão de Internet, e não locais que estão relacionadas, por exemplo, ao design do site, como imagens muito pesadas, servidor com lentidão, consultas lentas com o Banco de Dados e etc.

Tempo médio no site

Trata-se da permanência média que os usuários navegam em um site. O tempo médio no site é calculado através do tempo que todos os usuários dentro daquele período que você selecionou ficaram na página.

Texto âncora

Trata-se de um texto clicável, geralmente em forma de hiperlink que redireciona o usuário para o conteúdo de outra página. O texto âncora é bastante relevante para os algoritmos dos motores de pesquisa, pois ele situa o usuário sobre o conteúdo na página de destino do hiperlink.

TF (trust follow)

Termo em inglês que significa “fluxo de confiança”. Trata-se de uma métrica que mensura a qualidade dos backlinks recebidos por um site. Quanto mais backlinks vindos de sites com relevância e maior será o Trust Flow.

Title (tag)

Trata-se do título de uma página. A title tag é bastante importante nas estratégias de SEO interno de um site. O Google atribui grande relevância a esse elemento de otimização onpage na hora de realizar uma busca.

URL

É a sigla para o termo em inglês “Uniform Resource Locator” (Localizador Padrão de Recursos). Trata-se do endereço ou caminho que o usuário utiliza para acessar as páginas da Internet, pastas, arquivos etc.

Usabilidade

Trata-se do nível de eficácia com que um usuário de um site consegue realizar as ações desejadas. Um site com boa usabilidade possui boa navegação e informações objetivas que são facilmente encontradas.

Usuário

Trata-se de quem faz uso de algum tipo de serviço. Na web o usuário é quem navega na internet para variados fins.

Visibilidade

Trata-se da maneira como o seu site é posicionado nos resultados de busca. Um conjunto de estratégias, como conteúdo relevante e atraente, são um dos fatores que aumentam a visibilidade de um site.

Volume médio

Trata-se da quantidade média que uma palavra chave foi pesquisada por um determinado período de tempo.

White hat

Trata-se de estratégias de SEO consideradas “inteligentes” que podem ser usadas para aumentar a visibilidade e relevância do site a fim de obter um bom rankeamento nos mecanismos de busca, sem correr riscos de penalidade.

XML

É a sigla para o termo em inglês “Extensible Markup Language” (Linguagem Extensível de Marcação Genérica). Trata-se de uma linguagem para a criação de documentos com dados que são organizados em hierarquia, por exemplo, textos, banco de dados ou vetores.

 

Variações da palavra SEO:

Siglas:

  • SEO
  • Search Engine Optimization
  • Otimização para Mecanismos de Busca
  • Otimização de Sites para Buscadores
  • Otimização de Páginas para Buscas

Termos relacionados:

  • Marketing de Busca:
    • SEM (Search Engine Marketing)
    • PPC (Pay-Per-Click)
    • CPC (Custo por Clique)
    • CPM (Custo por Mil Impressões)
    • Anúncios Online
    • Google Ads
    • Bing Ads
    • Links Patrocinados
  • Conteúdo:
    • Marketing de Conteúdo
    • Criação de Conteúdo
    • Otimização de Conteúdo
    • Palavras-chave
    • Meta Description
    • Title Tag
    • Heading Tags
    • Alt Text
    • SEO On-Page
  • Técnico:
    • SEO Off-Page
    • Backlinks
    • Link Building
    • Arquitetura da Informação
    • Velocidade de Carregamento
    • Mobile Friendly
    • Segurança do Site
  • Análise:
    • Ferramentas de SEO
    • Google Analytics
    • Search Console
    • Monitoramento de Posições
    • Relatórios de SEO
  • Profissionais:
    • Especialista em SEO
    • Consultor de SEO
    • Analista de SEO
    • Estrategista de SEO

Outras Variações:

  • SEO Local
  • SEO Internacional
  • SEO para E-commerce
  • SEO para Vídeos
  • SEO para Imagens
  • SEO para Notícias
  • SEO para Blogs
  • Ferramentas SEO Gratuitas
  • Dicas de SEO
  • Melhores Práticas de SEO
  • SEO para Pequenas Empresas
  • SEO para Startups
  • Futuro do SEO

Expressões Idiomáticas:

  • Subir no Google: Aumentar o ranking de um site nos resultados de pesquisa do Google.
  • Ser encontrado no Google: Ter um site visível nos resultados de pesquisa do Google.
  • Otimizar para o Google: Realizar técnicas de SEO para melhorar o ranking de um site no Google.
  • Aparecer na primeira página do Google: Ter um site listado nas primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google.
  • Gerar tráfego orgânico: Atrair visitantes para um site através de resultados de pesquisa não pagos.
  • Ter um bom SEO: Ter um site otimizado para os mecanismos de busca.
  • Investir em SEO: Alocar recursos para realizar técnicas de SEO.
  • Contratar um especialista em SEO: Buscar ajuda profissional para otimizar um site para os mecanismos de busca.

Orçamento?
solicite por aqui👉

Dúvidas?
Chame no WhatsApp