Como criar um briefing para identidade visual da sua empresa?

Como Criar Um Briefing Para Identidade Visual Corretamente Como Criar Um Briefing Para Identidade Visual Corretamente, Leia este artigo e saiba como preencher um bom resumo para identidade visual.

Você sabe o que é briefing? O termo em inglês, que traduzido para o nosso idioma seria um “resumo” de algo ou alguma coisa. O briefing para identidade visual é uma forma de informar em um único documento detalhes para desenvolvimento de algo, seja de qualquer tipo de ramo.

E para você que está buscando criar uma identidade visual, o briefing é sempre solicitado pelos profissionais que irão dar vida a sua nova marca. Por isso é super importante você saber como preencher um bom briefing para que a agência de marketing faça um bom trabalho.

Neste artigo você vai aprender entender como funciona um briefing e qual é a função deste documento para uma agência de marketing, você também vai aprender as estruturas e quais informações devem ser inseridas no briefing para identidade visual.

Você sabe o que é briefing? O termo em inglês, que traduzido para o nosso idioma seria um “resumo” de algo ou alguma coisa. O briefing para identidade visual é uma forma de informar em um único documento detalhes para desenvolvimento de algo, seja de qualquer tipo de ramo.

O que é briefing?

O Briefing, como já mencionado neste artigo, é um resumo que reúne todas as ideias que sua empresa tem para realizar em um projeto, esse projeto pode ser um site, ecommerce, ads e principalmente para identidade visual.

Em suma, é um documento que informa a uma agência ou ao profissional que irá executar o projeto no que deve ser feito e como deverá ficar o projeto. É como um famoso ditado que falamos muito em nosso dia a dia, “quer que eu desenhe?” basicamente é isso.

 

Vantagens de utilizar o briefing para identidade visual?

Uma identidade visual é um dos primeiros trabalhos que você deve fazer para a sua empresa, afinal, para ter muito sucesso no mercado de trabalho a sua marca precisa estar bem posicionada mentalmente na cabeça dos seus clientes. Já falamos muito sobre isso aqui em nossos blogs.

Por isso, para que a sua identidade visual seja bem chamativa e passe uma ideia que relaciona com o tipo de produto ou serviço que você oferece, o seu briefing precisa ser estruturado com as informações abaixo:

 

  • qual é a persona?; Ou seja, quem a sua marca deseja atingir.
  • que imagem a marca quer transmitir?; Exemplo, coca cola e natal.
  • quais são os valores importantes da empresa?; Missão, visão e Valores.
  • quais cores devem ser usadas e evitadas?; Muito importante, afinal é através das cores que será formulada a sua identidade visual. Estudo da psicologia das cores é importante.
  • há tipografia já definida? Há preferências?; Fontes que devem ser utilizadas ou que você acha interessante. Lembrando que algumas fontes você precisará pagar direito autoral para usarem.
  • quais palavras definem o que a marca é e o que deseja transmitir; Exemplos, para produtos de limpeza (limpeza, passou limpo e se sujar faz bem).
  • quem são os concorrentes?; Empresas que podem / são seus concorrentes diretos.
  • qual é o diferencial da empresa?; Esse é o momento de você falar do por que a sua empresa é diferente dos seus concorrentes.
  • possui slogan? É super importante que a sua empresa tenha um slogan. Evitem slogan como: Melhor empresa, Feita para você, A melhor da cidade, Somos especialistas, Economia, pois estas palavras já estão “batidas” e já não passam mais credibilidade.

Checklist 2 1080x675 1024x640 1

Quais informações devem estar no briefing para identidade visual?

O briefing deve conter todas as informações necessárias e um pouco mais. A dica é que antes de preencher seu briefing você estude seus concorrentes, estudem as marcas de sucesso e, sem dúvida, o estudo das cores.

A importância de um briefing?

O Briefing para identidade visual é importante para que o profissional que fora a executar o projeto não fique “no escuro” e tenha uma ideia já definida do que ser executado.

Embora seja um resumo do que você vai querer em sua identidade visual, o designer que vai tirar a sua ideia do papel, tem a oportunidade de extrair o máximo de ideia através das suas palavras.

importancia do briefing de criacao 01

O briefing pode ser usado para mais quê?

Em todas as agências de marketing e publicidade que você queira terceirizar algum tipo de serviços, certamente passará por um briefing, embora hoje já seja possível executar outras formas de extrair ideias, o termo “briefing” ainda é usado, mesmo que não seja o preenchimento de um resumo.

 

Atualmente, é possível usar o briefing para:

  • construção de um site,
  • de banners,
  • logotipo,
  • campanhas,
  • diagramação de materiais ricos (como e-books e infográficos, por exemplo),
  • Peças publicitarias
  • anúncios na internet
  • Eventos

E muito mais…

 

melhores agencias de marketing e publicidade de são paulo e abc
Solicite um orçamento de marketing digital com a AGNC Marketing e Publicidade e eleve o nível de sua empresa.

Quer fazer parte da nossa equipe? Então envie o seu portfólio para nosso e-mail [email protected]

Busque por mais conteúdos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

E-book com as melhores técnicas para você treinar seu time de vendas para converter vendedores todos os dias. 

Nossos artigos atingem cerca de 5K de leitores semanais. Se você quer mudar a ralidade do seu marketing digital e aprender mais e mais com nossos especialistas, junte-se ao nossos leitores.